Topo

Rodrigo Mattos

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Após HBO, Paulistão venderá pacote de todos os jogos cobiçado pela Globo

02/11/2021 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A Federação Paulista de Futebol já vendeu direitos do Paulistão para três plataformas diferentes: Youtube, Record e HBO Max. Cada um deles tem um determinado número de jogos disponíveis para transmissão. Agora, está em negociação um pacote que inclui todos os jogos: há uma disputa entre a Globo e telefônicas.

A estratégia da FPF foi fatiar o campeonato por partidas. O Youtube garantiu 16 partidas para transmissão em streaming aberto, a Record adquiriu mais de 16 jogos para TV Aberta. Nesta semana, o o HBO Max garantiu que terá 28 confrontos do Paulista.

Não são necessariamente todos os jogos exclusivos, já que confrontos finais podem ser transmitidos por mais de uma plataforma.

A FPF e a LiveMode, empresa contratada para representa-la, negociam agora um pacote com que inclui os 104 jogos do Paulista. A Globo já fez propostas para essas partidas para inclui-las no seu serviço de Premiere. A intenção da emissora é usar o campeonato para turbinar seu serviço de jogos pagos durante os meses de recesso do Brasileiro.

A questão é que já houve apropriação de direitos de uma boa parte do campeonato por outras plataformas. Assim, a Globo tem que calcular se isso pode ter impacto na sua venda no premiere, já que uma fatia das partidas estará disponível em outras plataformas. Ao mesmo tempo, há concorrência de telefônicas por esses direitos.

A Globo chegou a fazer oferta pelos direitos de TV Aberta do Paulista, mas a Record teve a melhor oferta. Isso tem relação também com a estratégia da emissora de focar seus esforços nos Estaduais no pay-per-view. Os jogos das competições regionais não fazem parte do pacote publicitário da Globo para TV Aberta.