Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.
Por que a Globo perdeu os direitos do Paulista na TV Aberta
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
Em uma concorrência de quatro TVs, a Globo fez proposta para manter o Paulista na TV Aberta, mas perdeu para a Record. No final do processo, foi o SBT que teve disputa mais acirrada com a Record pelos direitos do que a emissora carioca. Sem os direitos na TV Aberta, a Globo analisa uma proposta pelo pay-per-view.
Os Estaduais são produtos que têm importância para a Globo porque ocupam três meses do calendário. São importantes para domingos de TV Aberta e para preencher pay-per-view. Por isso, a emissora fecha propostas para Paulista e Carioca.
Ao mesmo tempo, a emissora tem limites de caixa. Já entendeu que não pode conseguir pagar qualquer preço por um produto. Com isso, tem de estabelecer prioridades. Neste cenário de restrições, o foco da emissora é priorizar competições nacionais e internacionais.
A Globo fez uma proposta pelo Paulista, mas o valor a que chegaram concorrentes estava acima do que pretendia pagar. Por isso, perdeu a concorrência.
A emissora ainda analisa se faz uma proposta para o pay per view do Paulista. No Carioca, a Globo fez uma oferta apenas por esses direitos para a temporada de 2022. Os Estaduais são importantes porque, sem eles, a emissora fica com poucos jogos para oferecer no Premiere nos três primeiros meses do ano. Só haverá a Copa do Brasil.
No caso do Paulista, a emissora vai analisar se o ppv vale à pena por causa do empacotamento dos jogos feitos na comercialização. Já foram vendidos 16 jogos para a Record, e mais 16 para o YouTube. Haverá ainda um contrato de TV fechada que dificilmente será comprado pelo SporTV. Ou seja, podem restar poucas partidas para serem disponibilizadas em um pacote fechado.
A perda do Paulista pela Globo, portanto, é mais um sinal da mudança do mercado com um maior número de plataformas disputando jogos, o que gera crescimento de valores para algumas competições. Já perdera a Libertadores e o Carioca antes. E é também a necessidade da emissora de focar seu cofre em alvos específicos.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.