Topo

Rodrigo Mattos

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Conmebol já prevê Copa América com 10 times e desiste de convidados

Evento de sorteio dos grupos da Copa América - Getty Images
Evento de sorteio dos grupos da Copa América Imagem: Getty Images

09/03/2021 03h30

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A Conmebol já prevê que a Copa América terá apenas os dez times do continente sem convidados extras. Catar e Austrália tinham desistido de participar. A confederação sul-americana, no entanto, ainda tentava substitutos para manter o formato: não será possível.

Foram sondados países de outros continentes como Ásia sem sucesso diante dos empecilhos da pandemia do coronavírus. Agora, internamente, a ideia é mudar o formato que passaria ter dois grupos de cinco times cada, em vez de seis equipes.

O problema é que todos os direitos da competição, que será na Argentina e Colômbia, vinham sendo discutidos com 12 seleções. Agora, haverá dez partidas a menos, um jogo a menos de times valorizados como Brasil e Argentina.

Com isso, é bem provável que ocorra uma queda no valor dos direitos de televisão e patrocínio. A Conmebol ainda não sabe se poderá contar com público nos estádios. Existe um plano neste sentido, mas dependerá do estágio de gravidade da pandemia.