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Rodrigo Mattos

REPORTAGEM

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Para equilibrar contas, Flamengo tem reajuste da Globo e Adidas, e vendas

O presidente do Flamengo Rodolfo Landim comparece à cerimônia de posse do ministro das Comunicações, Fábio Faria (PSDD-RN), em Brasília - Pedro Ladeira/Folhapress
O presidente do Flamengo Rodolfo Landim comparece à cerimônia de posse do ministro das Comunicações, Fábio Faria (PSDD-RN), em Brasília Imagem: Pedro Ladeira/Folhapress

04/02/2021 04h00

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As contas do Flamengo acabaram o ano de 2020 apertadas, embora exista a estimativa de que fechará no azul. Para a temporada atual, a diretoria do clube aposta em reajuste do contrato da Globo que deve atingir pelo menos R$ 20 milhões e outro aumento da Adidas. Além disso, o clube já bateu a meta de vendas de jogadores para o início do ano.

Há a necessidade de se manter o caixa alto para fazer frente aos pagamentos de contratações e das despesas com salários de jogadores. Por isso, há uma premissa na cúpula do clube de sempre priorizar o dinheiro disponível para não atrasar compromissos.

O clube sofreu impactos de eliminações precoces de campeonatos em 2020 como Copa do Brasil e Libertadores. A compensação se dará em outros itens nesta temporada.

O contrato do Flamengo com a Globo prevê uma reajuste no valor mínimo pago pelo pay-per-view do clube do Brasileiro, segundo documento a que o blog teve acesso. Assim, o montante original que era de R$ 120 milhões em 2019 vai saltar para R$ 144 milhões em 2021. Isso porque o fator de correção é uma média do IGPM e do IPCA, e houve explosão desse primeiro índices. Só para 2021 o crescimento do valor é de R$ 17,5 milhões.

Todos os clubes terão reajustes nos contratos de TV Aberta e Fechada. O Flamengo terá esse aumento também como os outros. A diferença do time rubro-negro é que tem aumentos em seu mínimo garantido do ppv, assim como o Corinthians. Os outros estão atrelados a um mínimo de R$ 700 milhões para todos, mas que já não é válido porque alguns clubes abriram mão em renegociações contratuais para obter antecipações.

No total, o orçamento do Flamengo prevê R$ 275 milhões com direitos de transmissão fixos.

O contrato do clube com a Adidas também é atrelado de uma forma ao IGPM. Assim, haverá outro aumento acima da inflação corrente no principal acordo de fornecedor. Seu valor original era R$ 35 milhões quando assinado no final de 2012.

Por fim, o orçamento do Flamengo ainda prevê a venda de R$ 168 milhões em jogadores durante o ano. Mas, pelo fluxo de caixa, seria necessário ter negociações de R$ 50 milhões neste início de temporada. Esse valor foi atingido com as negociações de Lincoln e Yuri César.

Ou seja, a negociação de Everton Ribeiro não era imprescindível neste momento. No meio até o final do ano, no entanto, o clube terá de realizar mais de R$ 100 milhões em vendas.

Com isso, apesar de não estar nadando em dinheiro, o Flamengo prevê que não terá dificuldade de caixa durante o ano. Está longe, no entanto, do cenário de grandes investimentos das temporadas anteriores. Só Pedro estava previsto entre as contratações.