Topo

Rodrigo Mattos

Com contrato da Globo no fim, FPF abre venda em pacotes do Paulista-2022

Palmeiras - Campeão Paulista de 2020 - Cesar Greco/Palmeiras
Palmeiras - Campeão Paulista de 2020 Imagem: Cesar Greco/Palmeiras

02/02/2021 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A Federação Paulista de Futebol já foi ao mercado para vender em pacotes de jogos os direitos de transmissão do Paulista para 2022. Isso porque o contrato atual com a Globo acaba neste ano. A ideia foi fatiar os direitos ao em vez de simplesmente renovar novamente com a emissora por todos os direitos.

O Paulista é o Estadual mais valorizado do país. Seu contrato com a emissora atinge R$ 225 milhões com a venda de todos os direitos, incluindo TV Aberta, fechada e pay-per-view. Mas a Globo tem reduzido seus investimento no futebol, especialmente em Estaduais.

A estratégia da FPF foi fatiar os direitos de transmissão em pacotes de jogos. Para isso, contratou a empresa Livemode para ouvir principais players do mercado para entender qual o melhor formato para maximizar receitas do campeonato. É um modelo similar ao feito pela NFL no futebol americano.

A divisão será por jogos, mas a ideia é que atinja as três principais plataformas TV Aberta, TV Fechada e pay-per-view. O sistema pago incluiria todas as partidas. Provavelmente, haverá sempre dois jogos de times grandes que só serão vistos nesse sistema.

E o pay-per-view não será necessariamente em uma só plataforma. A FPF pode distribuído os direitos para serem vendidos por mais de uma empresa com cada uma pagando uma comissão pela venda. O percentual certamente será menor do que os 62% que a Globo abocanha no premier do Brasileiro.

Enquanto isso, os pacotes de jogos poderiam ser comprados por mais de uma emissora, seja TV Aberta ou Fechada. Isso já é feito no Brasil na Copa do Nordeste, onde SBT e Fox Sports têm pacotes diferentes de jogos.

A princípio, não haverá uma licitação pelos direitos do Paulista. A FPF vai ouvir o mercado e entender qual o melhor modelo para obter maior renda. Então, poderão ser feitas propostas dos diversos players.

A Globo, obviamente, deve estar no páreo para TV Aberta, e o Sportv, para TV Fechada. Dentro da emissora, é considerado improvável que pague o mesmo valor do contrato atual pelo Paulista. Cada grande clube leva R$ 25 milhões como cota.

A intenção da FPF é fechar uma negociação de direitos do Paulista-2022 já neste primeiro semestre do ano.