PUBLICIDADE
Topo

Rodrigo Mattos

VAR da CBF não tem câmera para verificar gols como o do São Paulo

Brenner comemora gol marcado para o São Paulo contra o Lanús - Staff Images / CONMEBOL
Brenner comemora gol marcado para o São Paulo contra o Lanús Imagem: Staff Images / CONMEBOL
Rodrigo Mattos

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de ?O Estado de S. Paulo? em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

10/11/2020 04h00

O sistema de árbitro de vídeo da CBF de fato não tem câmera que permita verificar gols como o do São Paulo contra o Goiás em que houve dúvida se a bola passou a linha. O tento foi confirmado pelo auxiliar de arbitragem. Nenhuma partida do Brasileiro tem uma câmera que permita essa conferência.

Com isso, há uma intenção da confederação de instalar câmeras extras dentro do gol para o Brasileiro-2021 para verificar se a bola entrou. Esse planejamento não está confirmado, mas a entidade já estuda o cabeamento para ter o equipamento para a próxima temporada.

Como ocorre em outros lugares do mundo, o VAR do Brasileiro utiliza câmeras das emissoras de televisão. Esse número varia entre 8 e 25 câmeras, dependendo da importância dos jogos. Mas as emissoras não têm porque ter equipamentos na linha do gol.

Assim, na partida entre Goiás x São Paulo, o atacante Brenner cabeceou para o gol e a imagem mostrada pela televisão não era conclusiva sobre se a bola entrou ou não. Por isso, não houve verificação pelo VAR. O gol foi validado pela decisão do auxiliar que estava do outro lado do campo e tinha uma visão em diagonal do lance.

A CBF também não tem a tecnologia do gol, um chip na bola usado na Copa do mundo para verificar se há confirmação do tento. Esse tipo de tecnologia é usado na Premier League.

Rodrigo Mattos