Topo

Rodrigo Mattos

Em litígio com Globo, Athletico tem metade de seus jogos fora da TV

Mário Celso Petraglia em entrevista coletiva no Athletico-PR - Geraldo Bubniak/AGB/Folhapress
Mário Celso Petraglia em entrevista coletiva no Athletico-PR Imagem: Geraldo Bubniak/AGB/Folhapress

07/10/2020 03h59

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O Athletico e a Globo estão em briga judicial desde o início do Brasileiro por conta da intenção do clube de transmitir jogos em seu canal Furacão Play com base na Lei do Mandante. Durante o litígio, a emissora só transmitirá três de 20 jogos do clube, o que deixa 50% deles fora da TV - uma parte deles passou e passará no canal próprio do clube. Há uma desconfiança entre os rubro-negros paranaenses de que trata-se de uma represália.

A Globo assinou contrato com o Athletico apenas para TV Aberta no Brasileiro de 2019, sem ter feito acordo para pay-per-view. No ano passado, o clube paranaense foi o clube com mais transmissões da emissora, boa parte delas no site "Globo Esporte".

Cada um desses jogos passado na plataforma gera mais de R$ 1 milhão de remuneração por exposição. É uma consequência do novo formato de contrato da TV Globo para o Brasileiro que atribui 30% do contrato a serem distribuídos nesta fatia.

Mas, na atual temporada, houve disputas entre a Turner e clubes, depois entre a Globo e a Turner, e finalmente do Athletico com a Globo. O clube queria transmitir jogos na sua plataforma Furacão Play de todos os seus jogos como mandante com base na MP feita pelo governo de Jair Bolsonaro. A emissora foi à Justiça e impediu a cobrança de valores na plataforma - uma associação de torcedores tentou garantir judicialmente a transmissão. Atualmente, as transmissões estão liberadas.

Ao mesmo tempo, pagando pelos direitos de TV Aberta do Athletico, a Globo decidiu abrir mão de transmitir a maioria de seus jogos. Dos 20 disponíveis, a emissora só incluiu em sua programação três, ou 15%. E o jogo com o Corinthians só foi colocado na grade por que houve um problema com a outra partida que seria transmitida.

Além disso, a Turner transmitirá sete jogos em seus canais dos jogos do Athletico com outros times com os quais tem contrato - também abriu mão de um confronto diante do Fortaleza. Assim, sobraram dez partidas em apagão. Dessas, o clube conseguiu transmitir no Furacão Play as partidas contra Goiás e Bahia para seus sócios. Outras pessoas não puderam assistir aos jogos.

O Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) investiga a Globo por monopólio. Entre outros motivos está a questão de apagões em jogos. Um dos pontos apurados é a questão de uma emissora não fazer acordos com outras empresas, ou manter partidas que comprou fora da programação para impedir concorrentes de adquirirem seus direitos.

Questionada, a Globo não explicou o baixo número de jogos do Athletico na TV Aberta.