Topo

Rodrigo Mattos

No SBT por Libertadores, Flamengo tem redução de jogos na Globo após parada

SIlvia Izquierdo-Pool/Getty Images
Imagem: SIlvia Izquierdo-Pool/Getty Images

01/10/2020 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

No confronto diante do Del Valle, o Flamengo teve seu primeiro jogo da Libertadores transmitido pelo SBT. Haverá mais um na fase de grupos e outros dois nas oitavas de final caso o time se classifique. Em paralelo, o time rubro-negro tem aparições reduzidas na TV Globo na volta do futebol após a paralisação pela pandemia do coronavírus.

Há uma conjunção de circunstâncias que levaram a essa mudança de paradigma em que o time mais popular do país deixou de ser exibido com frequência na TV de maior audiência. Entre esses fatores estão a prioridade dada pela Globo ao pay-per-view, a falta de acordo pelos direitos do Carioca e, enfim, a mudança de endereço da Libertadores.

Desde a volta do futebol pela paralisação pelo coronavírus, o Flamengo já atuou 20 vezes. Dessas partidas, apenas quatro foram transmitidas pela Globo em TV Aberta. Para se ter uma comparação, o SBT já passou duas partidas do time rubro-negro, uma da Libertadores e outra o Fla-Flu do final do Carioca.

E o quadro não vai mudar tanto nos próximos meses. A tabela do Brasileiro mostra os jogos que serão transmitidos nas 20 primeiras rodadas. Há apenas seis do Flamengo em TV Aberta, um total de 30%. Há dois no Sportv e o restante no sistema de pay-per-view.

Esse é um movimento que a Globo já iniciou há dois anos para valorização de seu canal pano. No ano passado, o Flamengo só teve em torno de 30% de suas partidas transmitidas em TV Aberta, sendo o restante pago. O mesmo é feito com o Corinthians.

A questão é que, anteriormente, a emissora tinha o clube no Carioca e na Libertadores para compensar. Na campanha vitoriosa da competição sul-americana, em 2019, praticamente todos os jogos rubro-negros passaram em TV Aberta na Globo. As exceções foram jogos de grupo da cota do Facebook e da Fox. Também no ano passado a emissora tinha os direitos do Carioca.

Até o início de novembro de 2020, só há confirmados na Globo seis dos 30 jogos previstos do Flamengo. Agora, para aumentar a exibição do time de maior torcida na TV Aberta, a Globo terá de usar as partidas da Copa do Brasil a que tem direito para exibir o clube. O Flamengo estreia nas oitavas de final.