Topo

Rodrigo Mattos

Campanha à final rende ao PSG um quarto do valor da contratação de Neymar

19/08/2020 04h04

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Campanha à final da Champions rende ao PSG um quarto do valor da multa de Neymar

Um time francês não chegava a uma final de Champions League desde 2004. Não há um campeão do país na competição desde a década de 90. E o PSG nunca ganhou a Liga dos Campeões.

Esses feitos esportivos eram a justificava para o PSG ter pago a multimilionária multa de 222 milhões de euros para contratar Neymar. Um dinheiro aplicado, diga-se, graças aos recursos do Estado do Qatar que comprou o clube.

Mas, para além dos feitos esportivos, a melhor campanha do PSG na Liga dos Campeões gerou uma renda que é correspondente a cerca de um quarto do valor da multa paga por Neymar. Neste cálculo, são consideradas apenas as premiações por desempenho na competição.

Na primeira fase, por conta das cinco vitórias e um empate, o time francês levou 13,9 milhões de euros. Em seguida, houve premiações pelas classificações às oitavas de final, quartas de final e semifinal. Somem-se a elas, a cota para a chegada na final que é de 15 milhões de euros.

No total, o valor ganho por desempenho pelo PSG é de 60,9 milhões de euros (R$ 397 milhões). Não estão incluídos nesses montante a cota fixa, valores por critério de mercado e de índice técnico, outros recursos distribuídos pela UEFA. No caso de título, o PSG leva outros 4 milhões de euros.