Topo

Rodrigo Mattos

Por que testes positivos de atletas corintianos podem não significar Covid

11/08/2020 21h07

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Com Pedro Ivo de Almeida

O Corinthians teve dois jogadores afastados do jogo contra o Atlético-MG, Gil e Léo Natel, por conta de testes positivos para coronavírus. A questão é que as informações disponíveis indicam que os dois não estavam mais infectados apesar do resultado. Por isso, provavelmente não representaram perigo para outros atletas.

Explica-se: os dois jogadores já tinham sido infectados pelo coronavírus, de acordo com a apuração junto ao clube. Ambos apresentaram anticorpos em testes sorológicos, o que significa que, em teoria, tinham adquirido uma imunização. O blog perguntou ao coordenador da força-tarefa de testes do coronavírus da Unicamp, Alessandro Farias, se era possível que eles ainda pudessem infectar outros e o que explicava os testes positivos.

"Em teoria, não (podem infectar novamente). Pode ser uma partícula do vírus que sobrou, pedaço de vírus. Ou pode ter dado contaminação nos testes. Possível qualquer coisa é, o vírus é muito novo. Existe confirmação de duas pessoas no mundo na reinfecção. Possível é, mas não é para acontecer", disse ele.

O Corinthians e a CBF trabalham justamente com essas duas hipóteses: um erro nos exames ou uma partícula do vírus remanescente. Esse pedaço de coronavírus não é suficiente para infectar outras pessoas. O exame foi feito em laboratório indicado pelo clube após a mudança de protocolo da CBF. Nesta quarta-feira, sairá os resultados de novos testes. Mas, pelo regulamento, os jogadores ficaram de fora da viagem por precaução.