Topo

Rodrigo Mattos

Globo aposta em Flamengo para recuperar PPV e vê dano por jogos na Turner

24/07/2020 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Com Pedro Ivo de Almeida

Com a queda de assinantes do pay-per-view, a Globo acelerou sua estratégia de priorizar jogos dentro do pacote pago nas primeiras rodadas do Brasileiro. Flamengo e Corinthians têm 70% dos seus jogos só no canal. Mas a emissora vê um prejuízo considerável ao premiere por conta da decisão da Turner de usar a MP do Mandante para incluir em suas transmissões jogos de times da Globo.

Durante a epidemia do coronavírus, a Globo perdeu 450 mil assinantes de ppv pela paralisação do futebol. Isso significa um quarto do total de clientes que compravam o pacote no final do ano passado. Com a volta do futebol, a intenção era recuperar em torno de 200 mil assinaturas antes e durante o Brasileiro.

Para isso, a emissora carioca reduziu partidas na TV Aberta e no SporTV para as 10 primeiras rodadas. Essa política já vinha ocorrendo no ano passado, mas foi intensificada. No total, 62% das partidas da Globo serão transmitidas apenas no ppv nestas 10 primeiras rodadas. Na TV Aberta, serão duas por rodada, e no Sportv, apenas uma exclusiva por rodada em média.

Assim como no ano passado, as principais apostas para inflar o ppv foram o Flamengo e Corinthians que reúnem o maior número de assinantes. Cada um dos clubes tem 70% dos jogos apenas no ppv, sendo os outros três em TV Aberta. Não há partidas deles no Sportv.

Mas, na tabela da CBF, a Turner pegou três jogos do Flamengo como visitantes, diante de Coritiba, Bahia e Ceará. Ou seja, quase metade das partidas reservadas no ppv não será exclusiva e terá transmissão na TNT, isto é, na TV Fechada sem necessidade de pagamentos extras.

No total, a Turner incluiu 11 jogos em sua tela que seriam exclusivos do ppv. Outros quatro poderiam ser usados sem a MP do Mandante.

A Globo entende que há um prejuízo claro para o interesse de compra do ppv. A avaliação é de que isso afetará a emissora e os clubes que deixarão de arrecadar uma fatia do pacote. Mais do que isso, há uma visão de que isso afeta os contratos em vigor com os clubes que previam exclusividade e os ganhos decorrentes deste status.

Por enquanto, a empresa carioca notificou a Turner, a CBF e clubes de que passar essas partidas afetaria seus direitos de exclusividade. Ainda não houve um movimento para levar o caso ao judiciário o que deve acontecer caso seja confirmada a intenção da Turner de passar os jogos.

Nesta hipótese, caso a Justiça permita que a Turner transmita jogos, é possível que a Globo cobre prejuízos pela desvalorização de seus contratos, incluindo a empresa norte-americana e clubes. Ou seja, a empresa não romperia o contrato como fez com o Carioca, mas exigiria reparação econômica por suas perdas.

Esse movimento, no entanto, depende de várias hipóteses. Primeiro, a Turner comprar de fato a briga para transmitir os jogos dos times da Globo. Segundo, a Justiça dar ganho de causa à emissora norte-americana para passar os jogos em que seus times são mandantes. Terceiro, a MP do Mandante seguir válida depois do prazo para o Congresso negociar.

A posição pública dos clubes no imbróglio também terá peso nos passos da emissora. Atlético-MG e Atlético-GO declararam até agora que entendem que não se pode transmitir seus jogos. Nenhum outro clube se manifestou.

Por enquanto, a Globo conseguiu 20 mil assinantes extras do ppv após o anúncio da volta do Brasileiro. Está longe, portanto, de sua meta.