Topo

Rodrigo Mattos

Globo recorre para não transmitir Fla-Flu. Sem liminar, TV passará final

Nenê e Rafinha disputam lance em Fluminense x Flamengo na Taça Guanabara - Thiago Ribeiro/AGIF
Nenê e Rafinha disputam lance em Fluminense x Flamengo na Taça Guanabara Imagem: Thiago Ribeiro/AGIF

06/07/2020 15h31

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A Globo recorreu à Justiça para tentar derrubar a obrigação de transmitir o Fla-Flu, do final da Taça Rio. Mas, se perder a decisão judicial, a emissora vai aceitar passar o jogo mesmo tendo rescindido o acordo do Campeonato Carioca. Então, o cenário é de que a Justiça vai definir se haverá televisão ou não neste jogo.

O imbróglio começou quando o Flamengo transmitiu seu jogo como mandante diante do Boavista, baseado na MP 984 que deu os direitos de transmissão ao time mandante. A partir daí, a Globo optou por rescindir o contrato do Carioca.

A Ferj (Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro), então, entrou na Justiça para obrigar a Globo a seguir transmitindo os jogos. A entidade conseguiu uma liminar pela qual a emissora seria multada em R$ 5 milhões caso não passasse os jogos - a semifinal da Taça Rio, Botafogo e Fluminense, foi transmitida.

Nesta segunda-feira, a Globo recorreu à segunda instância da Justiça para derrubar a exigência de transmissão. Se a emissora for bem sucedida no seu agravo, não haverá transmissão na TV Aberta. Aí, caberá ao Fluminense decidir se passar em sua TV por ser o mandante do jogo.

Caso a Globo perca ação na Justiça, já existe uma decisão interna de que a emissora respeitará a decisão e transmitirá o jogo da final da Taça Rio. A Ferj também entende que a liminar, se mantida, lhe garante a transmissão mesmo o Flamengo não tendo contrato com a Globo.