Topo

Rodrigo Mattos

Chefe de árbitros da CBF: 'Jogador que festejar no alambrado levará cartão'

03/02/2020 17h53

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Qualquer jogador que se aproximar do alambrado e abraçar torcedores será punido com cartão amarelo no Brasileiro, repetindo o que ocorreu com Janderson, do Corinthians, no Paulista. Foi o que contou o presidente da comissão de arbitragem da CBF, Leonardo Gaciba.

No entendimento de Gaciba, isso é uma questão de regra, sem interpretação. "No Brasileiro, você vai ver todos os jogadores que subirem no alambrado serem punidos. Está escrito na regra do jogo. Está escrito na lei do jogo. Jogador que subir no alambrado deve punido com cartão amarelo", disse o dirigente de arbitragem da CBF.

Segundo Gaciba, a questão é que há estádios diferentes no Brasil, mas tem de haver um critério igual para todos. Ou seja, alambrado e escada de estádio de Copa vale a mesma coisa. E justificou o cartão pela possibilidade de contusões para jogadores e torcedores.

"Jogador que subir no alambrando será punido com cartão. Já tivemos jogador perdendo o dedo, já tivemos torcedor esmagado. Qual torcedor não quer dar abraço no seu ídolo? O primeiro torcedor é esmagado. Será que vamos esperar acontecer um acidente no futebol brasileiro", analisou ele.

Sua ressalva foi apenas se não houver torcedor na mureta ou alambrado, e o torcedor estiver sozinho acenando para os fãs lá debaixo. Neste caso, o árbitro deve ter sensibilidade e evitar a sanção.