Só para assinantesAssine UOL
OpiniãoEsporte

Gol do Fluminense não empana trabalho espetacular de Filipe no Flamengo

O gol do Fluminense, aos 42 minutos do segundo tempo, deixou muitos rubro-negros enfurecidos e incapazes de comemorar com gosto a vitória, de 2 a 1, no Fla-Flu, resultado que lhe dá a vantagem de jogar pelo empate no domingo, para garantir o trigésimo nono título carioca de sua história.

É compreensível a frustração, mas me parece injusto ignorar o ótimo segundo tempo que o time de Filipe Luís fazia até então, superando o de Mano Menezes de forma incontestável, após uma etapa inicial bem equilibrada, apesar do placar de 1 a 0 para o Fla.

"Arrascaeta foi menos um campo"; "Rossi tomou mais um frango"; "Plata não joga nada"; "Juninho é um Carlinhos piorado"; "Filipe está parecendo o Tite" e por aí iam os iracundos comentários pós jogo. Todos movidos pela decepção de ver a vantagem de dois gols desperdiçada no fim.

Vamos a números que podem acalmar um pouco tal revolta? Desde a conquista da Supercopa do Brasil (3 a 1 no Botafogo), o Flamengo jogou, praticamente em sequência, nada menos que sete clássicos (aí incluído o da Supercopa): ganhou duas vezes do Botafogo, três vezes do Vasco e, contra o Fluminense, até agora, um empate e uma vitória. Está ruim?

Desde que começou a escalar o time principal no Carioquinha, é o time da Série A com melhor aproveitamento: 93,9% (!). Jogou 11 vezes, com 10 vitórias e um empate. Marcou 25 gols e sofreu apenas 3. Passou oito jogos sem ter sua meta vazada. Dados do Sofascore. Pergunto de novo: está ruim?

É importante ressaltar que sofreu com inúmeras contusões durante o período, a última delas de seu melhor atacante, Bruno Henrique, que já jogava improvisado como centroavante. Isso sem falar em Cebolinha, Michael, Alex Sandro, Ayrton Lucas e, mais recentemente, Danilo, que entrara tão bem na zaga.

Filipe é ainda o técnico com o segundo melhor aproveitamento em clássicos (79%), atrás apenas de Jorge Jesus (86%). Tite e Sampaoli tiveram 61%; Vitor Pereira e Dorival 50% e Ceni 47%. Até agora, portanto, não há margem para queixas e lamentações, apenas para aplausos. Fervorosos.

Em tempo: Arrascaeta, de fato, está muito abaixo do normal. Mas Filipe Luís explicou que ele, por causa da cirurgia no joelho, só vai melhorar com a sequência de jogos. Faz todo o sentido. Gol do Fluminense não empana trabalho espetacular de Filipe

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.