Só para assinantesAssine UOL
OpiniãoEsporte

Flamengo de Filipe Luís encanta ao misturar Jorge Jesus e Rinus Michels

Espelho, espelho meu, há algum time mais prazeroso de se ver do que o meu? A pergunta, que à essa altura pode ser feita por qualquer rubro-negro, se justifica. Menos pela conquista da Taça Guanabara (terceiro caneco amealhado por Filipe Luís, com o time principal do Flamengo), mais pela forma que a equipe vem jogando, misturando o estilo de Jorge Jesus, com pitadas da lendária Holanda de 1974, de Rinus Michels.

Na goleada avassaladora sobre o Maricá (ok, um adversário frágil), o que mais impressionou nem foi a quantidade de vezes em que as redes rivais balançaram, mas a forma como o rubro-negro se movimentou pelo gramado, com apenas o goleiro Rossi em seu campo de defesa (ainda assim, avançado) e movimentação intensa, com troca de posições por todo o gramado.

Sim, houve grandes desempenhos individuais, Gerson acima de todos. Mas a forma fluida e eficiente como o time todo se movia, independentemente de trocas (Cebolinha, por exemplo, teve que ser substituído por contusão logo no primeiro tempo e, no segundo, jovens como Matheus Gonçalves, Wallace Yan e João Victor entraram) foi o que, uma vez mais, impressionou.

A jogada do gol de Matheus Gonçalves é uma pintura. E Wallace Yan, que dá a assistência de letra, está merecendo mais minutos em campo.

O elenco inteiro do Flamengo já sabe como Filipe Luís quer que sua equipe jogue. Ofensivamente o tempo inteiro. E todos compraram a ideia. Daí o rendimento uniforme e, quase sempre, dominante, muitas vezes, avassalador.

Como na época de Jesus, a bola perdida é quase sempre recuperada ainda no campo ofensivo. No melhor estilo da Laranja Mecânica de 1974, o enxame que possibilita a retomada, transforma-se numa ação bem coordenada de ataque, com trocas de posições que desnorteiam a defesa rival.

Ah, mas isso está acontecendo no Carioquinha, tremendo Me Engana Que Eu Gosto! Verdade. Mas todos estão disputando os Estaduais nesse momento. E ninguém tem jogado como o Flamengo.

A torcida rubro-negra tem motivos de sobra para otimismo. Até porque Filipe Luís impressiona cada vez mais, não somente pela maneira que consegue que sua equipe jogue, mas também por suas entrevistas coletivas cada vez melhores e mais lúcidas.

O Flamengo vem muito forte em todas as competições da temporada. Se vai ganha-las, já é outra história. Muitas chances, parece ter.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.