Topo

Renato Mauricio Prado

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Flamengo é o melhor de 2022. Sem discussão

Time de Abel é excelente, mas rubro-negro, sob o comando de Dorival, o superou - Buda Mendes/Getty Images
Time de Abel é excelente, mas rubro-negro, sob o comando de Dorival, o superou Imagem: Buda Mendes/Getty Images

Renato Maurício Prado

03/11/2022 20h48

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Nas inúmeras mesas redondas que pululam nos canais de TV a cabo e no YouTube, a discussão chegou a recrudescer, numa óbvia busca de audiência, likes e cliques: quem é o melhor time de 2022? O Palmeiras, campeão brasileiro, ou o Flamengo, campeão da Copa do Brasil e da Libertadores?

A dúvida não faz o menor sentido e a polêmica não se sustenta em pé. Quais são as três principais competições do nosso futebol? Hierarquicamente, de trás pra frente, a Copa do Brasil, o Brasileirão e a Libertadores. Se uma equipe ganha duas das três, estando entre elas a mais importante, é óbvio, cristalino e indiscutível que é a grande campeã da temporada.

Por isso, o Flamengo é, com sobras, o esquadrão deste ano. Como, em 2020, fora o Palmeiras, igualmente campeão da Libertadores e da Copa do Brasil, enquanto o rubro-negro carioca levantava o bicampeonato consecutivo nacional.

O Flamengo foi também o time do ano em 2019, aí de forma mais categórica, pois ganhou a Libertadores e o Brasileiro (a Copa do Brasil ficou com o Athletico Paranaense).

O único ano em que tal discussão caberia foi 2021, pois o Palmeiras venceu a Libertadores e o Atlético Mineiro ficou com a Copa do Brasil e o Brasileiro. Mesmo assim, para mim, o Verdão foi o grande campeão daquele ano, pois ficou com o troféu mais importante do continente.

Àqueles que usam como argumento o impressionante desempenho do Palmeiras no Brasileiro deste ano, pergunto: e o que fez o Flamengo, na Libertadores, ganhando onze dos 12 jogos e empatando o que restou?

O time de Abel Ferreira é excelente, mas a equipe rubro-negra, sob o comando de Dorival, o superou. Mesmo jogando boa parte da temporada no lixo, sob o comando do insípido, inodoro e inepto Paulo Sousa.

A Espanha é aqui

Nas quatro últimas Libertadores, dois títulos para o Flamengo, dois para o Palmeiras. Nos cinco últimos Brasileiros, o Palmeiras se sagrou campeão duas vezes (2018 e 2022) e o Flamengo, outras duas (2019 e 2020) - o Atlético Mineiro foi o intruso, em 2021. Alguma dúvida de que o futebol brasileiro já vive o seu processo de espanholização?

Essa monopolização de canecos entre apenas duas agremiações não acontece por acaso. O rubro-negro carioca e o verdão paulista são os clubes mais bem estruturados e financeiramente mais poderosos do país.

O galo mineiro competiu com eles em 21, graças à injeções vultosas de dinheiro de seus mecenas, mas a fórmula não se sustenta e a tendência é a venda do clube para uma SAF.

Alguém, em sã consciência, acredita que algum outro rival será capaz de se igualar a Flamengo e Palmeiras, em 2023? Eu duvido.