Topo

Renato Mauricio Prado

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Escalar titulares do Fla contra Santos será irresponsabilidade

Dorival Jr, técnico do Flamengo, em jogo contra o América-MG pelo Brasileirão - Gilson Junio/AGIF
Dorival Jr, técnico do Flamengo, em jogo contra o América-MG pelo Brasileirão Imagem: Gilson Junio/AGIF

23/10/2022 00h15

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A melhor notícia na vitória dos reservas do Flamengo, sobre o América Mineiro, foi mais uma boa atuação de Éverton Cebolinha, autor de um dos gols e de outras boas jogadas que evidenciam sua tão esperada evolução. A má veio na entrevista coletiva do técnico Dorival Júnior, que, surpreendentemente, disse estar propenso a escalar alguns titulares na próxima rodada, contra o Santos, no Maracanã, apenas 4 dias antes da final da Libertadores, o maior objetivo do clube na temporada.

Para justificar tal pensamento, que contraria diametralmente tudo o que defendeu e praticou até agora, o treinador contou que certos atletas (não especificou quais) lhe disseram que gostariam de ser escalados, ao menos 45 minutos, para não ficar 10 dias sem atuar. É até compreensível pois, como se sabe, jogador prefere mil vezes jogar a treinar. Mas cabe ao comandante decidir o que é melhor para sua equipe, ainda que por vezes contrarie a vontade de seus comandados.

Com 71 partidas disputadas no ano (ao todo, fará 77, o máximo possível no nosso calendário, pois chegou à final de todas as competições que disputou), é evidente que o preparo físico do elenco rubro-negro tem sido levado ao limite e está se exaurindo.

Apesar da bem-sucedida política de muitas vezes poupar o time principal no Brasileiro, para focar nas Copas, até nelas já se pode perceber que o fôlego está acabando. Que o diga o segundo tempo da decisão da Copa do Brasil, quando o Corinthians tomou conta do jogo e o Flamengo não teve pernas para acompanhá-lo.

Falar em não perder ritmo de jogo, para uma equipe que tem jogado tanto, não faz sentido algum. Dizer que Jorge Jesus escalava sempre os titulares, além de não ser verdade absoluta, ignora que em 2019 os rubro-negros foram eliminados cedo da Copa do Brasil.

Qualquer contusão, muscular ou causada por trauma, significará automaticamente desfalque na partida mais importante do Flamengo no ano. Qual o sentido de se expor a isso?

Que Dorival reflita bem antes de se dobrar à vontade tola de alguns titulares. Porque se alguém se machucar e não puder atuar em Guayaquil, a responsabilidade será toda dele.