Topo

Renato Mauricio Prado

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Resultados de sábado animam Flamengo no Brasileiro

Renato Maurício Prado

17/07/2022 00h42Atualizada em 17/07/2022 00h45

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O misto do Flamengo que Dorival Júnior mandou a campo (com apenas três dos titulares que derrotaram o Atlético Mineiro, na Copa do Brasil) fez o dever de casa, com uma vitória tranquila por 2 a 0 sobre o Coritiba. Jogou bem? Longe disso. Marcou seus gols em jogadas de escanteio e pouco mais criou no ataque. Mas fez o bastante para garantir os três pontos rubro-negros em Brasília. Missão cumprida.

Os resultados de sábado, aliás, foram generosos com o rubro-negro carioca. Todos os que estavam à sua frente na tabela tropeçaram. Em relação ao Corinthians, que perdeu para o Ceará, o Flamengo descontou três pontos; o Santos, também derrotado (pelo Avaí) foi ultrapassado, e agora tem dois a pontos a menos, e Athletico Paranaense e Internacional, que empataram entre si, permitiram que o Fla se aproximasse dois pontos deles.

Voltando ao jogo no Mané Garrincha, nem mesmo quando resolveu colocar em campo Éverton Ribeiro e Arrascaeta (entraram também Vitinho, Thiago Maia e Matheus França), Dorival conseguiu que seu time encantasse os mais de 35 mil torcedores que foram ao estádio. Ao contrário, provocou furiosas vaias cada vez que Vitinho tocava na bola.

Na entrevista, após a partida, Dorival lamentou os apupos e tentou defendê-lo. Mas o próprio Vitinho não se ajuda. O gol que perdeu, após grande jogada de Marinho (a única digna de destaque do ataque rubro-negro, no segundo tempo), foi daqueles de enlouquecer até um frade de pedra.

Na próxima rodada, novamente em Brasília, o Flamengo encara o Juventude, provavelmente com o time titular e a estreia de Cebolinha (Dorival afastou a possibilidade de lançar Arturo Vidal). Na seguinte, contra o Avaí, na Ressacada, é bem possível nova escalação do Misto, pois joga em seguida a primeira partida das quartas de final da Copa do Brasil.

Fato é que, no momento, as prioridades rubro-negras são mesmo as Copas. Mas se o Misto for somando pontos (os três próximos adversários não chegam a ser assustadores) e os outros continuarem tropeçando, quem sabe ainda dá para lutar pelo Brasileiro?