Topo

Renato Mauricio Prado

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Arturo Vidal será como Hulk, no Atlético, ou como David Luiz, no Flamengo?

03/07/2022 00h45Atualizada em 03/07/2022 09h17

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O misto do Flamengo derrotou o Santos na Vila Belmiro, mas a notícia da contratação de Arturo Vidal acabou ofuscando o ótimo resultado do rubro-negro, no Brasileiro. Afinal de contas, é um grande reforço ou mais uma bola fora de Marcos Braz e Bruno Spindel - responsáveis diretos pela desastrosa escolha de Paulo Sousa, no início do ano?

Tenho muitas dúvidas a respeito da vinda do chileno de 35 anos, que jogou a última temporada pela Inter de Milão, que não fez questão alguma de mantê-lo no elenco. O ceticismo aumenta, pelo momento em que a famosa "geração de 85" faz muito mais mal do que bem, no clube da Gávea.

Mas, confesso, também não apostava um níquel furado em Hulk, também de 35 anos, quando ele chegou ao Atlético Mineiro. E, ao contrário, esperava que David Luiz, outro com 35 anos, fosse deitar e rolar, na zaga do Flamengo. Quebrei a cara nas duas análises.

Hulk se tornou a peça principal nas vitoriosas campanhas do Galo no Brasileiro e na Copa do Brasil, na temporada passada, e continua voando, enquanto David Luiz não tem passado de um zagueiro lento e atabalhoado, que se machuca muito e já não merece nem sequer ser titular na equipe agora dirigida por Dorival Júnior.

Vidal será como Hulk ou como David Luiz? Façam suas apostas. A de Braz e Spindel é, como de hábito, das mais caras. Se vai se justificar ou causar apenas mais um rombo nas finanças do clube (vide os R$ 22 mihões que o clube está sendo obrigado a pagar nas indenizações dos treinadores contratados pela dupla) só o tempo dirá.

Boas notícias

O misto frio que Dorival mandou a campo (e teve que esquentar, para buscar a vitória, após a falha grosseira de Santos, na cobrança de falta de Zanocelo) trouxe algumas boas notícias para a torcida rubro-negra.

O jovem Victor Hugo foi muito bem como volante, Éverton Ribeiro também rendeu satisfatoriamente, jogando mais centralizado, Marinho teve boa atuação, pela direita, e Pedro voltou a marcar, participando também ativamente da jogada do gol da vitória, marcado por Gabigol. Em compensação, Pablo esteve muito mal e Vitinho foi um zero à esquerda.

Como bem lembrou meu companheiro de live e também colunista, aqui no UOL, André Rocha, o Flamengo tem pela frente quatro jogos que podem fazê-lo encostar nos líderes da tabela de classificação: o Corinthians, na Neo Química Arena; o Coritiba e o Juventude, no Maracanã, e o Avaí, na Ressacada.

Se conquistar quatro vitórias, ou até mesmo três e um empate, voltará à luta pelo Campeonato Brasileiro. Aí, com os reforços da janela do meio de ano, até o momento, Cebolinha e Arturo Vidal, talvez volte ao famoso "outro patamar". Sonhar não custa nada.

Até quando?

Gabriel conseguiu levar um cartão amarelo na primeira jogada em que participou, após entrar, no segundo tempo. Só não foi expulso, após marcar o gol, porque lembrou-se disso, quando já ia tirando a camisa. Quando é que alguém no Flamengo conseguirá discipliná-lo?