Topo

Renato Mauricio Prado

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

RMP: Marcos Braz abre o jogo sobre Jorge Jesus e Paulo Souza

27/12/2021 22h30Atualizada em 28/12/2021 00h32

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Conversei com Marcos Braz sobre a decisão de desistir de Jorge Jesus e contratar Paulo Souza. Posso não concordar com tudo que ele pensa, nem com suas escolhas, mas é justo publicar suas explicações. É o que faço, transcrevendo o papo de mais de meia hora, através de um telefonema:

- Não dava mais para esperar o Mister. Ele não nos deu nenhuma sinalização clara de que queria voltar. Estava jogando conosco e com o Benfica. Você sabe quanto o Benfica ganhou com a classificação para as oitavas de final da Champions? 52 milhões de reais! Imagina quanto o Mister levou de prêmio. É claro que ainda está de olho numa possível classificação para as quartas, que vale mais uma fortuna pro clube e pra ele.

Na longa conversa, Braz aproveitou para fazer esclarecimentos importantes:

- A multa rescisória dele é por competição em que o Benfica está vivo: 2 milhões de euros por cada uma. Eram 6 mihões, antes de cair na Taça de Portugal. Agora, são 4, porque ainda tem a Liga e a Champions. Se perder do Porto, no dia 30, cai pra 2, porque o campeonato português vai pro saco também. Mas e se ganha do Porto? Ele vai querer sair? O Benfica vai querer que ele saia? Não dá pra ter certeza de nada e eu precisava decidir.

O vice de futebol justifica a pressa com a urgência de um calendário alucinado - mais ainda do que esse último:

- Os jogadores se reapresentam no dia 10 e eu preciso ter um treinador lá. Este próximo ano vai ser infernal. Quem não treinar bem pra fazer uma boa base pra temporada, tá ferrado. Isso contou muito também na hora de decidir. Vai que o Mister não sai no final do ano e resolve ficar pelo menos até meados de fevereiro, para fazer os jogos com o Ajax? Vai que classifica! É difícil, é! Mas não vai jogar contra um City, um PSG, um Bayern. Dá pra ter alguma esperança.

Marco Braz garante que tudo poderia ter sido diferente se tivesse recebido uma sinalização clara:

- Se o Mister tivesse me dito, "espera até o dia 30", eu teria esperado. Mas ele não disse nada. Ficava na dele e, quando questionado, repetia que dependia do Benfica. O Bruno Macedo já nem está mais aqui. Viajou pro Brasil. Você acha que ele viajaria se o Mister ainda estivesse a fim de negociar?

O dirigente rubro-negro ficou irritado com a nota oficial do Benfica, no dia seguinte do encontro na casa de Jorge Jesus:

- Aquela nota foi escrita a quatro mãos. Jesus participou também. E aí ficava nessa lenga-lenga. Esperei o máximo que podia. Fiz tudo que era possível. Você não acha que eu adoraria voltar ao Brasil com o Mister recontratado? Claro que sim! Mas a verdade é que ele não me passou nenhuma segurança. Estava jogando com os dois lados para ganhar o máximo possível. Até entendo, mas pra mim deu. Depois daquela nota oficial ainda esperei algum contato, do tipo, "olha, tinha que falar aquilo publicamente, mas quero voltar". E não veio mais nada.

Sobre a opção por Paulo Souza, ele garante que foi uma decisão fácil e segura:

- A escolha foi natural e tranquila. Desde o ano passado tínhamos um olho nele. Decidi, na verdade, entre ele e o Carvalhal, que eu também poderia ter contratado. Preferi o Paulo Souza, porque me pareceu mais objetivo, com mais ganas de fazer sucesso no Brasil. Respeito opiniões contrárias, como a sua (disse-lhe claramente que não tinha considerado a contratação ideal), mas acho que o tempo vai provar que eu estou certo.

Sobre outras opções, também falou:

- Paulo Fonseca é caríssimo. Ganhava 7 milhões de euros por ano na Roma. Claro que aceitaria ganhar menos no Flamengo. Mas ainda assim seria muito caro.

- Leonardo Jardim foi campeão da Champions asiática há pouco tempo. Está num mau momento agora e talvez saia. Mas é TALVEZ. Eu não tenho mais tempo para esperar um TALVEZ.

Por fim, falou sobre jogo posicional, que já não deu certo com Domènec Torrent:

- Vi vários vídeos de jogos e treinos do Paulo Souza no Bordeaux. Ele não joga de uma maneira só. Você acha que um treinador com um único esquema sobreviveria no futebol italiano? E ele teve bons momentos na Fiorentina. É um cara versátil. Vai saber tirar o melhor dos nossos jogadores.

A conferir.