Topo

Renato Mauricio Prado

E agora, Fernando Diniz?

Fernando Diniz, técnico do São Paulo, durante a partida contra o Lanús - Staff Images / CONMEBOL
Fernando Diniz, técnico do São Paulo, durante a partida contra o Lanús Imagem: Staff Images / CONMEBOL

05/11/2020 11h16

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Na última segunda-feira (2), um dia depois de o seu time, o São Paulo, aplicar uma surpreendente (e indiscutível) goleada de 4 a 1 sobre o Flamengo, campeão brasileiro e da Libertadores e, reconhecidamente, o melhor elenco do Brasil, o técnico Fernando Diniz foi ao "Bem, Amigos", do SporTV, e deu uma entrevista incensada por muitos jornalistas como excelente, na qual criticou duramente a imprensa pelas críticas que tem recebido pela irregularidade do time que dirige há 14 meses. Será que voltará, na próxima segunda-feira, para explicar mais uma eliminação, agora contra o Lanús, pela Sul-Americana?

Não custa lembrar, apesar do elogiável desempenho diante do rubro-negro carioca, em pleno Maracanã, o São Paulo vem colecionado atuações vexaminosas em 2020, como as derrotas para o Mirassol (que o eliminou do Paulistinha), para o Binacional (que o alijou da fase de grupos da Libertadores) e a vitória insuficiente sobre o Lanús (que o tirou da Sul-Americana). O São Paulo do Diniz é uma montanha russa de emoções que, na maioria das vezes, termina em grande frustação para sua torcida.

- Quem sabe o que aconteceu? - disse o técnico, após mais uma eliminação.

Se ele não sabe, o que dizer da torcida e da imprensa, que não tem mais acesso aos treinos e só pode analisar o que vê nos jogos, além de avaliar os resultados? Minha dúvida maior nem se prende ao gol fatídico que eliminou o tricolor paulista já nos acréscimos, após uma virada heroica. O que eu gostaria de entender - e o técnico foi incapaz de esclarecer - foi a atuação patética, no primeiro tempo, quando os argentinos venceram por 2 a 1 e foram tão melhores que poderiam ter liquidado a fatura nos 45 minutos iniciais. Em pleno Morumbi!

A verdade é que o São Paulo de Fernando Diniz, no comando do time há 14 meses, merece, sim, muitas críticas. Após todo esse período (raro no nosso futebol), com tempo suficiente para treinar, não há uma formação definida, nem uma tática clara e eficiente, mesmo dispondo de um bom elenco sob seu comando.

Apesar de toda a pressão, no segundo tempo, o tricolor paulista penou para conseguir o placar que necessitava e foi incapaz de mantê-lo, após chegar à virada, justa pela forma que tomou conta da partida, após o primeiro tempo em que foi derrotado por 2 a 1.

Fernando Diniz não é um mau técnico e suas ideias namoram com a modernidade. Mas até hoje não ganhou um título sequer na Série A. Enquanto não for capaz disso, não tem o direito de ir a um programa esportivo e criticar seus críticos. Por mais que boa parte da imprensa esteja sempre disposta a elogiá-lo por qualquer diatribe.