Rafael Reis

Rafael Reis

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Fla e Palmeiras já viraram 'Real e Barcelona' do Brasil? Compare os números

Flamengo e Palmeiras estão para o futebol brasileiro assim como Barcelona e Real Madrid estão para o futebol espanhol.

Opiniões como essa, decretando que o país pentacampeão mundial já atingiu um estado de "espanholização", estão cada vez mais frequentes em mesas redondas, programas jornalísticos, vídeos nas redes sociais e mesmo em conversas entre amigos.

De fato, o clube carioca e o time paulista estão um patamar acima dos seus adversários locais tanto no quesito financeiro quanto no de desempenho. Não à toa, ocupam as duas primeiras colocações do Campeonato Brasileiro e concentram a briga pelo título.

Mas será que a hegemonia da dupla, que se enfrenta amanhã, no Maracanã, já é compatível ao que Barça e Real fazem lá na Espanha?

Nem tanto, nem tanto

Apesar de ser inegável que Palmeiras e Fla se distanciaram dos últimos clubes brasileiros nos últimos anos, os números e o histórico recente mostram que eles ainda precisam "comer muito feijão" para atingir o nível de domínio visto no futebol espanhol.

Embora tenham vencido cinco das últimas sete edições do Brasileirão, eles só terminaram juntos nas duas primeiras posições do torneio, como campeão e vice, uma única vez no período (2018).

Na Espanha, houve nada menos que cinco dobradinhas "Real e Barça" ao longo das últimas sete temporadas. E, em apenas uma delas, o campeão da La Liga não foi nenhum deles, mas sim o Atlético de Madri.

Enquanto os gigantes espanhóis têm aproveitamento médio na casa de 70% em seu campeonato nacional ao longo desta década, as potências brasileiras trafegam nos 60% dos pontos conquistados.

Continua após a publicidade

A média de gols marcados na liga desde 2020 também é bem diferente. Barça e Real ultrapassam os 2 tentos por partida, enquanto os rivais brasileiros não chegam a alcançar nem o 1,7.

No desempenho defensivo, o Palmeiras até supera (por pouco) o Barcelona: 0,90 gol sofrido por jogo, contra 0,92 do gigante catalão. Mas o Flamengo perde para os dois espanhóis.

'Final' do Brasileirão

A "final antecipada" do Brasileirão-2025 colocará frente a frente os dois times com melhores chances de conquistarem o título nacional nesta temporada.

O Palmeiras lidera a competição e tem três pontos de vantagem para o Flamengo (61 a 58). O Cruzeiro, terceiro colocado, já está cinco pontos atrás dos rubro-negros e ainda tem um jogo a mais que a dupla do topo da tabela.

Além de duelarem pela Série A, palmeirenses e flamenguistas são também os brasileiros vivos na disputa da Copa Libertadores da América. A equipe paulista irá enfrentar a LDU nas semifinais, enquanto o time do Rio terá o Racing pela frente.

Continua após a publicidade

Desempenho nos anos 2020

Títulos

Real Madrid: 13
Flamengo: 12
Palmeiras: 11
Barcelona: 6

Aproveitamento na liga nacional

Real Madrid: 75,6%
Barcelona: 72,6%
Palmeiras: 62,9%
Flamengo: 61,1%

Vitórias na liga nacional

Continua após a publicidade

Real Madrid: 69,1%
Barcelona: 66,9%
Palmeiras: 54,8%
Flamengo: 53,4%

Média de gols na liga nacional

Barcelona: 2,17 por jogo
Real Madrid: 2,02 por jogo
Flamengo: 1,69 por jogo
Palmeiras: 1,61 por jogo

Média de gols sofridos na liga nacional

Real Madrid: 0,82 por jogo
Palmeiras: 0,90 por jogo
Barcelona: 0,96 por jogo
Flamengo: 1,01 por jogo

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.