Próxima Data Fifa deixará Copa com 42 seleções; saiba o que será decidido
Ler resumo da notícia

A Copa do Mundo-2026 sairá da próxima Data Fifa com 42 dos seus 48 participantes já definidos.
Nada menos que 14 das 20 vagas ainda abertas para o Mundial que será organizado em parceria por Canadá, Estados Unidos e México serão preenchidas entre os dias 12 e 18 de novembro.
Até o momento, 28 seleções já estão confirmadas no torneio: as três anfitriãs, Austrália, Irã, Japão, Qatar, Coreia do Sul, Arábia Saudita, Argélia, Egito, Gana, Marrocos, África do Sul, Tunísia, Senegal, Costa do Marfim, Argentina, Brasil, Colômbia, Equador, Paraguai, Uruguai, Inglaterra e Nova Zelândia, além das estreantes Jordânia, Uzbequistão e Cabo Verde.
A próxima Copa será a primeira com participação de 48 equipes (16 a mais do que no formato que imperou entre França-1998 e Qatar-2022). Seu início está marcado para 11 de junho, na Cidade do México. E o MetLife Stadium, em Nova Jersey, receberá a decisão, no dia 19 de julho.
Quem se classifica em novembro?
Europa e a área da Concacaf, que engloba Américas do Norte, Central e Caribe, distribuirão vagas na Data Fifa do mês que vem.
As eliminatórias europeias classificarão mais dez seleções, a primeira colocada de cada um dos seus grupos ainda indefinidos. Por enquanto, essas lideranças pertencem a Alemanha, Suíça, Dinamarca, França, Espanha, Holanda, Áustria, Noruega, Bélgica, Croácia e Portugal.
Os outros três países que terão passaporte carimbado para o Mundial-2026 serão os campeões de cada uma das chaves do qualificatório do continente que receberá a competição. No momento, essas vagas iriam para Suriname, Jamaica e Honduras.
O que fica para março?
Para resumir, somente duas disputas vão se estender até o próximo ano e só terão uma desfecho quando os grupos da Copa estiverem definidos -o sorteio das chaves está marcado para 5 de dezembro.
Em março, repescagem europeia distribuirá as quatro últimas vagas destinadas á Uefa. Ela reunirá as 12 seleções segundas colocadas das suas chaves do qualificatório normal, além de quatro times classificados pelo desempenho na última Liga das Nações.
Já a repescagem global, prevista para o mesmo período, distribuirá dois passaportes para o Mundial e contará com a participação de seis equipes das outras cinco confederações continentais. Elas serão divididas em duas chaves, com semifinal e final. E o vencedor de cada uma delas vai para a Copa.
O time mais bem ranqueado de cada chave entra direto na decisão. As outras duas farão um primeiro jogo para definir quem será sua adversária no "jogo da vaga".
Por enquanto, dois participantes dessa repescagem já são conhecidos: Bolívia e Nova Caledônia. As outras quatro seleções serão definidas em novembro.
E o Brasil?
Assim como aconteceu na Data Fifa de outubro, o Brasil terá apenas amistosos pela frente no próximo mês. A diferença é que, no lugar de adversários asiáticos (ganhou de 5 a 0 da Coreia do Sul e perdeu por 3 a 2 para o Japão), o time de Carlo Ancelotti medirá forças contra seleções africanas.
Os adversários ainda não foram confirmados oficialmente pela CBF, mas a tendência é que os compromissos da equipe canarinho em novembro sejam contra Senegal, em Londres, e Tunísia ou Gana, em Paris.
A ideia de Ancelotti e de sua comissão técnica é que o Brasil enfrente rivais do primeiro escalão da Europa (como França, Portugal, Espanha ou Inglaterra) em março, na última sequência de amistosos antes da divulgação dos convocados para a Copa.





























Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.