Estreia de Flaco e Inglaterra na Copa: a Data Fifa das principais seleções
Ler resumo da notícia

Uma goleada por 5 a 0 sobre a Coreia do Sul, que fez o torcedor recuperar a confiança de que o Brasil continua figurando entre as maiores potências do mundo, e uma derrota de virada por 3 a 2 para o Japão, suficiente para que esse status volte a ser questionado.
Os amistosos na Ásia da equipe comandada por Carlo Ancelotti foram uma verdadeira "montanha-russa de emoções", com uma boa atuação seguida de um desempenho bem problemático. Mas, não passaram de meros amistosos.
Só que, se para o Brasil, a Data Fifa de outubro serviu apenas para realizar testes e dar aquela calibrada na seleção para o próximo ano, os jogos dos últimos dias "pegaram fogo" em boa parte do planeta.
Na seção "De Olho na Copa", o "Blog do Rafael Reis" faz um apanhado de como foi o desempenho das principais seleções do planeta nessa rodada dupla de compromissos preparatórios para o Mundial de Canadá, Estados Unidos e México.
ARGENTINA: Os vencedores da última Copa aproveitaram uma espécie de mini excursão aos EUA para experimentar novas opções. Na goleada por 6 a 0 sobre Porto Rico, os palmeirenses Flaco López e Aníbal Moreno disputaram pela primeira vez uma partida com a camisa da seleção adulta. O atacante foi titular desde o início, enquanto o volante entrou no intervalo. Antes de baterem os portorriquenhos, os companheiros de Lionel Messi já haviam derrotado a Venezuela por 1 a 0.
INGLATERRA: Mesmo sem vários dos seus nomes mais conhecidos, como Jude Bellingham, Cole Palmer, Phil Foden e Trent Alexander-Arnold, transformou-se na primeira (e até agora única) seleção europeia classificada para a Copa ao golear a Letônia por 5 a 0, ontem, fora de casa. No primeiro compromisso da Data Fifa, jogou um amistoso britânico e fez 3 a 0 em Gales.
HOLANDA: Após se isolar como maior artilheiro da seleção na Data Fifa passada, Memphis Depay agora é também o jogador que mais deu passes para gol com a camisa da Holanda em todos os tempos. O atacante do Corinthians chegou a 35 assistências e quebrou o recorde de Wesley Sneijder (33) ao distribuir dois presentes para seus companheiros no 4 a 0 sobre a Finlândia, no domingo. Memphis também fez um gol contra nórdicos e outro frente Malta (também 4 a 0), deixando os holandeses perto da vaga na Copa.
PORTUGAL: Venceu a Irlanda por 1 a 0 na abertura da rodada dupla de outubro e tinha a vaga nas mãos até os 46 minutos do segundo tempo da partida contra a Hungria, ontem, em Lisboa. Mas o gol marcado por Dominik Szoboszlai, do Liverpool, decretou o empate por 2 a 2, e adiou a possível classificação portuguesa. A seleção de Cristiano Ronaldo, que marcou duas vezes e se isolou como maior artilheiro da história das eliminatórias (41 gols), lidera com folga o Grupo F, mas ainda está a dois pontos do bilhete rumo à América do Norte.
ITÁLIA: Pelo menos fez sua parte na epopeia para evitar a terceira ausência consecutiva em Mundiais. No primeiro jogo da Data Fifa, meteu 3 a 1 na Estônia. Na sequência, bateu Israel por 3 a 0, em uma partida marcada por tensões e protestos políticos. A semana da Azzurra só não foi melhor porque a Noruega, sua adversária direta pela vaga do Grupo I, também mandou muito bem no jogo oficial que disputou: fez 5 a 0 nos israelenses. Com isso, os italianos ainda estão três pontos atrás de Erling Haaland e cia. e terão de derrotá-los no confronto direto de novembro.
ESPANHA: A líder do ranking da Fifa continua com campanha perfeita nas eliminatórias e sem sofrer gols. Desta vez, mesmo sem poder utilizar Lamine Yamal, a principal estrela da companhia, que se recupera de um problema no púbis, fez 2 a 0 na Geórgia e 4 a 0 sobre a Bulgária. Os espanhóis lideram o Grupo E e têm três pontos de vantagem sobre a Turquia. Só não estão ainda no Mundial porque seu principal adversário pela vaga também não é lá muito chegado em tropeços.
FRANÇA: Os atuais vice-campeões mundiais perderam os 100% de aproveitamento nas eliminatórias europeias ao empatarem por 2 a 2 com a Islândia, na segunda-feira, desfalcados de Kylian Mbappé, com dores no tornozelo. No primeiro jogo da Data Fifa, com o astro do Real Madrid ainda à disposição, fizeram 3 a 0 sobre o Azerbaijão. Com esses resultados, lidera o Grupo D do qualificatório e estará no Mundial se bater a Ucrânia, em casa, na próxima rodada.
ALEMANHA: Depois de largar nas eliminatórias atrás da Eslováquia, os tetracampeões mundiais mostraram consistência para tomarem a liderança do Grupo A e recuperarem a condições de favoritos à vaga. Primeiro, a Alemanha aproveitou o mando de campo e meteu 4 a 0 em Luxemburgo, com direito a dois gols de Joshua Kimmich. Depois, o centroavante grandalhão Nick Woltemade, do Newcastle, desencantou e definiu a vitória por 1 a 0 sobre a Irlanda do Norte, fora de casa.
URUGUAI: Assim como Brasil e Argentina, disputou apenas amistosos neste mês. Desfalcado de vários dos seus principais jogadores, que ganharam folga do técnico Marcelo Bielsa, o Uruguai viajou à Malásia e de lá voltou com duas vitórias magras na bagagem: 1 a 0 sobre a República Dominicana e 2 a 1 frente ao Uzbequistão. O palmeirense Facundo Torres foi titular nas duas partidas e até chegou a balançar as redes contra os asiáticos.





























Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.