Rafael Reis

Rafael Reis

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Um reserva do Volta Redonda na Série B pode ir à Copa: quem é Lucas Chávez?

Lucas Chávez é um reserva dos menos utilizados do Volta Redonda, time do estado do Rio de Janeiro que está seriamente ameaçado de rebaixamento na Série B do Campeonato Brasileiro.

O meia-atacante de 22 anos só disputou quatro partidas desde que foi contratado, em agosto. Em nenhuma delas, ficou em campo por mais do que 45 minutos. Também não fez gol e nem deu assistência.

Mas, apesar da pouca relevância que possui no futebol pentacampeão mundial, o camisa 20 do Voltaço é candidato a disputar a Copa do Mundo-2026.

Chávez tem sido figurinha carimbada nas convocações da Bolívia, seleção que terminou as eliminatórias sul-americanas na sétima posição e que terá uma nova chance de classificação para o torneio da Fifa em março, na repescagem global.

Nesta Data Fifa, o jogador foi titular na vitória por 1 a 0 sobre a já classificada Jordânia, na última sexta-feira. E vive a expectativa de repetir a escalação no amistoso contra a Rússia, hoje.

Natural de Santa Cruz de la Sierra, cidade mais populosa da Bolívia, Chávez é formado no Bolívar, clube parceiro do Grupo City, o que o ajudou a desenvolver uma carreira internacional. Na temporada passada, ele esteve emprestado ao Al-Taawoun, da Arábia Saudita. Agora, foi cedido até o fim do ano ao Volta Redonda.

O jogador estreou pela seleção em junho de 2023, mas ganhou vaga cativa nas convocações apenas um ano mais tarde. No segundo turno das eliminatórias, só não enfrentou Bolívia e Brasil. No total, tem 14 jogos disputados pela equipe nacional.

Do que a Bolívia precisa?

Para voltar ao Mundial depois da participação nos EUA-1994, a Bolívia terá de superar na Data Fifa de março uma ou duas partidas contra rivais que, assim como ela, não conseguiram a classificação direta nas repescagens dos seus continentes.

Continua após a publicidade

A repescagem global reunirá seis seleções representando cinco confederações (a Uefa, da Europa, não participa). Essas equipes serão divididas em duas chaves, com semifinal e final. E o vencedor de cada uma delas vai para a Copa.

A equipe mais bem ranqueada de cada chave entra direto na decisão. As outras duas farão um primeiro jogo para definir quem será sua adversária no "jogo da vaga".

Por enquanto, dois participantes dessa repescagem já são conhecidos: Bolívia e Nova Caledônia. As outras quatro seleções serão definidas no próximo mês.

Data Fifa

Apesar da definição da possível vaga da Bolívia ser só em março, os compromissos internacionais das seleções em outubro valem muito e estão definindo várias classificações para a Copa.

Até o momento, 21 nações estão garantidas no torneio: as três anfitriãs (Canadá, Estados Unidos e México), Argentina, Brasil, Colômbia, Equador, Paraguai, Uruguai, Marrocos, Argélia, Tunísia, Egito, Nova Zelândia, Austrália, Irã, Japão e Coreia do Sul, além das estreantes Cabo Verde, Uzbequistão e Jordânia.

Continua após a publicidade

A próxima Copa será a primeira com participação de 48 equipes (16 a mais do que no formato que imperou entre França-1998 e Qatar-2022). Seu início está marcado para 11 de junho, na Cidade do México. E o MetLife Stadium, em Nova Jersey, receberá a decisão, no dia 19 de julho.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.