Rafael Reis

Rafael Reis

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Contra Brasil, Japão celebra recordes e festeja 100 jogos com mesmo técnico

O amistoso contra o Brasil, amanhã, a partir das 7h30 (de Brasília), em Tóquio, será histórico para o treinador do Japão, Hajime Moriyasu.

No cargo desde 2018 e já classificado para a segunda Copa do Mundo da sua gestão, o técnico de 57 anos se transformará no primeiro profissional a dirigir o time principal dos "Samurais" em 100 partidas oficiais.

Mas além de ser o mais longevo comandante que o Japão já viu, Moriyasu é também o mais bem sucedido dentre os 28 treinadores efetivos que passaram pelo banco de reservas nipônico em mais de um século de história.

O aproveitamento de 73% dos pontos disputados (68 vitórias, 14 empates e 17 derrotas) supera o de todos os seus antecessores no cargo. Quem mais se aproxima dessa marca é Yoshinobu Ishii, com 68,6% entre 1986 e 1987.

Com Moriyasu, o Japão conseguiu seu melhor resultado em Mundiais: no Qatar-2022, conseguiu avançar em um grupo que tinha duas potências (Espanha e Alemanha) e terminou na nona posição, repetindo o desempenho de 2002 e 2010.

Mas, curiosamente, apesar da rotina de bons resultados, o treinador ainda não levantou sequer um troféu. Na Copa da Ásia de 2019, ficou no quase e perdeu a final para o Qatar. Quatro anos mais tarde, decepcionou ao ser eliminado nas quartas.

E o Japão da Copa-2026?

Em compensação, a equipe nipônica sobrou nas eliminatórias para o próximo Mundial. A classificação para o torneio que será organizado por Canadá, Estados Unidos e México foi conquistado com um "pé nas costas": 13 vitórias, dois empates, uma derrota e nada menos que 54 gols marcados em 16 jogos (média superior a três gols por partida).

Das últimas 20 partidas que disputou, o Japão perdeu apenas uma, para a Austrália, quando já estava com vaga assegurada na Copa e só cumpria tabela no qualificatório. No seu primeiro compromisso desta Data Fifa, empatou por 2 a 2 com o Paraguai.

Continua após a publicidade

O elenco japonês está acostumado a atuar nos principais campeonatos nacionais da Europa. O camisa 10, Ritsu Doan, disputa a Bundesliga alemã pelo Eintracht Frankfurt. O artilheiro, Takumi Minamino, é jogador do Monaco, da França. E o capitão, Wataru Endo, que está fora por lesão, veste a camisa do Liverpool na Inglaterra.

Data Fifa

Apesar de Brasil e Japão estarem apenas disputando amistosos nesta Data Fifa, os compromissos internacionais das seleções em outubro valem muito e estão definindo várias classificações para a Copa.

Até o momento, 21 nações estão garantidas no torneio: as adversárias do amistoso de amanhã, as três anfitriãs (Canadá, Estados Unidos e México), Argentina, Colômbia, Equador, Paraguai, Uruguai, Marrocos, Argélia, Tunísia, Egito, Gana, Nova Zelândia, Austrália, Irã e Coreia do Sul, além das estreantes Uzbequistão e Jordânia.

A próxima Copa será a primeira com participação de 48 equipes (16 a mais do que no formato que imperou entre França-1998 e Qatar-2022). Seu início está marcado para 11 de junho, na Cidade do México. E o MetLife Stadium, em Nova Jersey, receberá a decisão, no dia 19 de julho.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.