Rafael Reis

Rafael Reis

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Dia das Crianças: 7 garotos que já estão brincando no futebol dos adultos

No universo do futebol, os jovens jogadores que ainda não chegaram à maioridade disputam uma categoria chamada juvenil. Há campeonatos nacionais, internacional e até uma Copa do Mundo exclusiva para os atletas de no máximo 17 anos.

Mas, de vez em quando, surgem alguns fenômenos que rompem essa lógica de desenvolvimento natural. Mesmo ainda tendo idade para jogar no sub-17, esses talentos já deixam no chinelo atletas muito mais velhos e se destacam em equipes importantes do "futebol adulto".

Foi assim com Pelé, Diego Maradona, Ronaldo Fenômeno, Neymar, Lionel Messi, Kylian Mbappé, Ronaldinho Gaúcho e, mais recentemente, Lamine Yamal.

Como tem feito anualmente, o "Blog do Rafael Reis" aproveita o Dia das Crianças para apresentar garotos, todos eles ainda menores, que estão brilhando muito cedo no futebol mundial e já merecem a atenção dos torcedores e fãs do esporte.

MAX DOWMAN
Meia-atacante, 15 anos
Inglês, Arsenal (ING)

O moleque (não tem como chamá-lo de outra forma) arrasou na pré-temporada do Arsenal com dribles espetaculares e acabou forçando uma subida precoce para o elenco profissional dos Gunners. Em agosto, transformou-se no segundo jogador a estrear na Premier League inglesa com apenas 15 anos. E, apesar da pouca idade, até já deu uma assistência em partida oficial pelos Gunners. Na Inglaterra, já há quem aposte que o meia-atacante pode ser a grande surpresa de Thomas Tuchel para a Copa do Mundo do próximo ano.

GILBERTO MORA
Meia-atacante, 16 anos
Mexicano, Tijuana (MEX)

Imagem
Imagem: Getty Images

Se a presença de Dowman no Mundial-2026 ainda é uma mera especulação, a de Mora está bem mais encaminhada. O baixinho de 1,68 m, que está na mira tanto do Barcelona quanto do Real Madrid para assim que alcançar a maioridade, foi titular da seleção mexicana na reta final da conquista da Copa Ouro, no meio do ano, e aceitou um "rebaixamento" proposto pela federação para ser um dos grandes destaques individuais do Mundial sub-20, que está sendo disputado no Chile.

Continua após a publicidade

IBRAHIM MBAYE
Atacante, 17 anos
Francês, Paris Saint-Germain (FRA)

Imagem
Imagem: Divulgação

Conquistar espaço no elenco do time mais badalado do futebol mundial na atualidade não é para qualquer um. Pois Mbaye tem sido utilizado com frequência por Luis Enrique neste começo de temporada e até foi titular no aguardado confronto com o Barcelona, pela Liga dos Campeões da Europa. O ponta, que chegou ao PSG quando tinha apenas 10 anos e tem o apelido nada modesto de "novo Mbappé", já subiu vários degraus na hierarquia parisiense e hoje parece acima até mesmo de alguns atacantes de Copa do Mundo, como Kang-in Lee e Gonçalo Ramos.

RIO NGUMOHA
Atacante, 17 anos
Inglês, Liverpool (ING)

Imagem
Imagem: Divulgação

O atacante de origem nigeriana ainda não tinha nem contrato profissional quando decidiu a partida contra o Newcastle, em agosto, pela segunda rodada da Premier League. O gol, feito quatro dias antes do seu aniversário de 17 anos e que definiu a vitória por 3 a 2 do seu time, transformou Ngumoha no jogador mais jovem a marcar com a camisa do Liverpool em todos os tempos. Desde então, o garoto tem tido chances esporádicas: saiu do banco Burnley, Crystal Palace e Atlético de Madri e foi escalado de início na estreia na Copa da Liga.

Continua após a publicidade

ZÉ LUCAS
Volante, 17 anos
Brasileiro, Sport (BRA)

Imagem
Imagem: Divulgação/Sport

O capitão da seleção sub-17 é o único brasileiro da lista. Zé Lucas começou a ganhar chances entre os profissionais no começo do ano e tem tudo para terminar a temporada como titular absoluto do Sport. O clube pernambucano tem certeza que a venda do volante será o negócio mais lucrativo de toda sua história. E não faltam interessados em levar Zé Lucas para a Europa no próximo ano, assim que ele festejar o 18º aniversário. Pelo menos dois times da Espanha (o poderoso Barcelona e o Betis) já sondaram a situação do garoto.

KONSTANTIONS KARETSAS
Meia, 17 anos
Grego, Genk (BEL)

Imagem
Imagem: Getty Images

É o jogador sub-17 mais valorizado da atualidade. De acordo com o "Transfermarkt", plataforma especializada na cobertura do Mercado da Bola, tem um preço estimado em 23 milhões de euros (R$ 143,2 milhões), mais do que qualquer outro jogador que ainda não tenha alcançado a maioridade. Apesar de ter nascido e crescido na Bélgica, escolheu jogar pela Grécia, país dos seus antepassados. Já é titular absoluto do Genk e inicia a maioria das partidas da sua seleção. Karetsas também detém o recorde de jogador mais jovem a balançar as redes pelo time principal grego.

Continua após a publicidade

DASTAN SATPAEV
Atacante, 17 anos
Cazaque, Kairat Almaty (CAZ)

Imagem
Imagem: Getty Images

O jovem centroavante ainda não completou nem 50 jogos como profissional, mas descolou algo destinado apenas a garotos de um belo pedigree. Assim como aconteceu como Estêvão, Satpaev já foi detectado pelo Chelsea e se mudará para Stamford Bridge assim que atingir a maioridade. Por enquanto, a melhor forma de observá-lo é nos jogos da Champions, competição que o clube da fronteira do Cazaquistão com a China (sim, é bem longe) disputa pela primeira vez.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.