Rafael Reis

Rafael Reis

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Líder do Brasileiro, Fla já faz campanha digna de campeão da Premier League

Foi-se o tempo em que conquistar o título brasileiro era "mais fácil" do que triunfar nas principais ligas nacionais da Europa.

Líder da Série A e invicto na competição há dois meses e meio, o Flamengo tem nesta temporada uma campanha que, ao longo dos últimos cinco anos, teria lhe rendido títulos da primeira divisão de quatro dos cinco campeonatos mais prestigiados do Velho Continente.

O time dirigido por Filipe Luís acumulou 54 pontos nas primeiras 24 rodadas do Brasileirão, seu melhor desempenho em todos os tempos. Isso significa que somou 75% de todos os pontos que disputou até o momento.

O aproveitamento rubro-negro supera o dos atuais campeões da Premier League inglesa (Liverpool) e do Calcio italiano (Napoli), que ganharam 73,7% e 71,9% dos pontos, respectivamente, na temporada passada.

A campanha flamenguista também seria suficiente para bater o Bayern de Munique e vencer a Bundesliga alemã de 2022/23 e para faturar duas das últimas cinco edições da Ligue 1 francesa; 2020/21, vencida pelo Lille, e 2023/24, cujo título foi para o Paris Saint-Germain.

De todos os campeonatos nacionais que formam o primeiro escalão do futebol europeu, somente a La Liga espanhola não teve em sua história recente um campeão com desempenho inferior ao do Fla atual. Mas, foi por pouco?

Em 2020/21, o Atlético de Madri conquistou seu mais recente título nacional com 86 pontos, campanha repetida pelo Real Madrid vitorioso na temporada seguinte. Ambos os times tiveram aproveitamento de 75,4%.

Pintou o campeão?

Apesar da campanha de proporções históricas, o Flamengo ainda não conseguiu construir uma gordura mais expressiva na liderança do Brasileiro.

Continua após a publicidade

A diferença para o Palmeiras, terceiro colocado e dono do segundo melhor desempenho da temporada, é de cinco pontos. Mas vale a pena frisar que o time paulista tem um jogo a mais para disputar e pode reduzir essa desvantagem para apenas dois pontos.

Neste meio de semana, o Fla defende sua invencibilidade de 11 rodadas (perdeu pela última vez para o Santos, no meio de julho) contra o Cruzeiro, atual vice-líder, quinta-feira, no Maracanã. Já os palmeirenses recebem o Vasco, amanhã.

Campeões com campanha pior que a do Fla-25

Liverpool 2024/25 (campeão inglês): 73,7% de aproveitamento
Napoli 2024/25 (campeão italiano): 71,9% de aproveitamento
PSG 2023/24 (campeão francês): 74,5% de aproveitamento
Bayern 2022/23 (campeão alemão): 69,6% de aproveitamento
Lille 2020/21 (campeão francês): 72,8% de aproveitamento

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.