Rafael Reis

Rafael Reis

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Vão embora? 7 jogadores que foram 'descobertos' pela Europa no Mundial

O sucesso do futebol brasileiro no Mundial de Clubes pode até ter enchido os cofres de Botafogo, Flamengo, Fluminense e Palmeiras. Mas também tem um efeito colateral...

Os melhores e mais promissores jogadores dos quatro representantes do Brasil no torneio passaram as últimas três semanas sendo acompanhados de perto pelas equipes mais ricas do planeta.

Por isso, não será uma grande surpresa se alguns dos destaques brasileiros do Mundial forem negociados, especialmente para o primeiro escalão do Velho Continente, já nas próximas semanas.

O "Blog do Rafael Reis" apresenta abaixo sete jogadores de times nacionais que foram descobertos (ou redescobertos) pelo futebol europeu durante a competição nos Estados Unidos.

JHON ARIAS
Atacante, 27 anos
Colombiano, Fluminense

Principal destaque individual do representante brasileiro nas semifinais, o colombiano é um jogador rápido, habilidoso e inteligente. Ou seja, tem tudo que os grandes clubes europeus querem. Ou melhor, quase tudo. A dois meses de completar 28 anos, Arias já passou da idade que os times mais poderosos do Velho Continente costumam "garimpar" seus reforços no futebol sul-americano. Mas é claro que existem exceções, além de outras possibilidades, como Rússia, Oriente Médio e clubes menores de Inglaterra, Espanha e cia, que se importam menos com o "fator idade".

HÉRCULES
Volante, 24 anos
Brasileiro, Fluminense

Imagem
Imagem: Julio Aguilar - FIFA/FIFA via Getty Images

O volante nem mesmo é titular do Flu, mas tem mostrado um poder de decisão de fazer inveja a qualquer jogador: fez o gol da "tranqulidade" nas oitavas (Inter de Milão) e o que decidiu a classificação nas quartas (Al-Hilal). Com a suspensão de Martinelli, Hércules deve jogar desde o início nas semifinais e ter mais uma chance de encantar os olheiros do exterior. Em 2023, quando jogava no Fortaleza, só não foi para a Itália (Lecce) por causa de uma lesão de joelho.

Continua após a publicidade

RICHARD RÍOS
Meia, 25 anos
Colombiano, Palmeiras

Imagem
Imagem: CHARLY TRIBALLEAU / AFP

Não que o colombiano seja uma novidade para o mercado europeu. Ríos estava no radar de clubes importantes desde o vice-campeonato da Copa América do ano passado por sua seleção. Mas é claro que o Mundial, com cinco partidas disputadas, sendo duas delas contra equipes do Velho Continente (Porto e Chelsea) deu um "turbo" nas chances de o meio-campista desbravar o futebol do outro lado do Oceano Atlântico. Segundo o jornal espanhol "Mundo Deportivo", a Inter de Milão está na cola de Ríos, embora considere muito dinheiro os 30 milhões de euros (R$ 191,5 milhões) pedidos pelo Palmeiras

ALLAN
Meia-atacante, 21 anos
Brasileiro, Palmeiras

Imagem
Imagem: Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

Depois de Endrick, Luís Guilherme, Vitor Reis e Estêvão, tem tudo para ser o próximo integrante da "Geração do Bilhão" das categorias de base do Palmeiras a se mandar para a Europa e render uma bela grana para seu clube formador. Allan deu uma assistência contra o Inter Miami e foi titular nos dois últimos jogos da campanha alviverde no Mundial (Botafogo e Chelsea). Além da qualidade mostrada com a bola nos pés, o meia-atacante ainda tem em seu favor a pouca idade, um belo atrativo para clubes europeus interessados em uma possível futura revenda.

Continua após a publicidade

LÉO ORTIZ
Zagueiro, 29 anos
Brasileiro, Flamengo

Imagem
Imagem: CELSO PUPO/FOTOARENA/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO

Apesar de já ter até estreado pela seleção, o zagueiro era um fenômeno exclusivamente local, que sequer havia disputado uma partida oficial contra equipes de outros continentes ao longo da carreira. O Mundial deu ao Léo Ortiz a possibilidade de enfrentar pesos pesados do futebol europeu, como Chelsea e Bayern de Munique, e mostrar o seu futebol para mercados que ainda não o conheciam tão bem assim. Mesmo já quase sendo um trintão, é bem possível que Léo Ortiz apareça com alguma proposta do Velho Continente nesta janela de transferências -há rumores de interesse de times italianos em contratá-lo.

WALLACE YAN
Atacante, 20 anos
Brasileiro, Flamengo

Imagem
Imagem: Hector Vivas - FIFA/FIFA via Getty Images

É possivelmente o jogador do Flamengo que teve a maior valorização durante o Mundial. O garoto, que só recentemente foi fixado de vez no elenco profissional, fez gol contra o poderoso Chelsea e se despediu do torneio como o artilheiro rubro-negro (duas bolas nas redes). O talento mostrado nos gramados norte-americanos, aliado com o alto potencial de desenvolvimento decorrente da sua idade, é um convite para propostas europeias que o clube não deve demorar muito para receber.

Continua após a publicidade

JOHN
Goleiro, 29 anos
Brasileiro, Botafogo

Imagem
Imagem: Elsa - FIFA/FIFA via Getty Images

Assim como no caso de Richard Ríos, o goleiro do Botafogo foi mais redescoberto do que descoberto no Mundial. John já andava em alta no cenário internacional desde as conquistas do Campeonato Brasileiro e da Copa Libertadores da América do ano passado. Mas as várias defesas difíceis praticadas na competição da Fifa, sobretudo na vitória sobre o Paris Saint-Germain e na eliminação ante o Palmeiras, elevaram ainda mais sua relevância. O brasileiro está na mira do Manchester United, que cogita trocar de goleiro titular na próxima temporada.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.