Estêvão performa melhor que Messi aos 18 anos; compare inícios de carreira
Ler resumo da notícia

A última rodada da fase de grupos do Mundial de Clubes da Fifa colocará frente a frente, pela primeira vez, Lionel Messi e o garoto brasileiro que passou anos sendo comparado a ele e carregando seu nome como apelido.
Enquanto o Inter Miami aposta no camisa 10 argentino para sair vitorioso do confronto que encerra o Grupo A, a partir das 22h (de Brasília), o Palmeiras deposita suas fichas em Estêvão, o "Messinho".
Era assim, dessa forma nada modesta, que o meia-atacante era conhecido tanto nas categorias de base do Cruzeiro quanto nas equipes alviverdes inferiores, para onde migrou em 2021.
O apelido caiu em desuso depois que Estêvão se profissionalizou. Mas nem precisava. Afinal, o início de carreira do garoto brasileiro tem sido até melhor que os primeiros passos dados pelo recordista de prêmios de melhor jogador do mundo.
Aos 18 anos e dois meses
De fato, os números do jovem astro palmeirense aos 18 anos e dois meses, que ele completa amanhã, são bem superiores do que os registrados por Messi nessa mesma idade.
Em sua terceira temporada como profissional, Estêvão já acumula 85 partidas, com 26 gols (0,31 por jogo) e 15 assistências (0,18). Também vestiu a camisa da seleção principal do Brasil em cinco oportunidades e até foi titular em compromisso das Eliminatórias da Copa do Mundo-2026.
Com a idade atual de Estêvão, Messi só havia disputado um amistoso pela Argentina (e sido expulso logo depois de entrar em campo). Além disso, sua trajetória nos gramados do futebol dos adultos se resumia a dez partidas, com um gol (0,1 por compromisso).
Estêvão está em sua última competição pelo Palmeiras. Depois do Mundial, ele se mudará para o Chelsea. Messi, por sua vez, já iniciou a carreira em um gigante europeu (Barcelona). Seu contrato com o Inter Miami vai até dezembro, e há incertezas sobre o que o argentino fará em 2026, ano em que deve disputar sua última Copa.
Estevão aos 18 anos e 2 meses
80 jogos, 26 gols e 15 assistências pelo Palmeiras
5 jogos pela seleção brasileira adulta
Campeão brasileiro (2023) e paulista (2024)
Messi aos 18 anos e 2 meses
9 jogos e 1 gol pelo Barcelona
1 jogo pela seleção argentina adulta
Campeão espanhol (2004/05)
É decisão
A partida entre Messi e "Messinho" é um confronto direto que vale tanto a primeira colocação do Grupo A quanto a vaga carimbada para as oitavas de final do novo torneio da Fifa.
Palmeiras e Inter somaram os mesmos quatro pontos nas duas primeiras rodadas e estão no topo da classificação. Quem sair vencedor do jogo em Miami, estará automaticamente nas oitavas e com a liderança da chave garantida.
O empate classifica os dois times, independentemente do que aconteça no Porto x Al Ahly, o outro jogo simultâneo do grupo. Nesse cenário, quem avança na primeira posição é a equipe alviverde.
O novo Mundial
A primeira edição da versão turbinada do Mundial de Clubes começou no último dia 14 e vai até 15 de julho. Todos os jogos estão sendo disputados nos EUA, país que também receberá a Copa do Mundo-2026, mas aí com a companhia de Canadá e México na organização.
Dos 32 times participantes, todos campeões continentais ou com campanhas de destaque ao longo do ciclo entre 2021 e 2024, quatro são brasileiros: Palmeiras, Flamengo, Fluminense e Botafogo, justamente os últimos vencedores da Copa Libertadores da América.
Todos os representantes do futebol pentacampeão mundial lideram seus grupos. O Fla já está até com a classificação para a fase final e a primeira posição da chave asseguradas com uma rodada de antecedência.
Além do Palmeiras, o Botafogo também já resolve seu futuro hoje, contra o Atlético de Madri, às 16h (de Brasília). O Flu fecha a participação na etapa classificatória do Mundial ante o Mamelodi Sundowns, na quarta.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.