Rafael Reis

Rafael Reis

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Garoto da base ganha espaço no Mundial e aumenta ameaça a Endrick no Real

Sem condições de disputar o Mundial de Clubes da Fifa devido a uma lesão de tendão na perna direita, Endrick corre risco de ver sua situação no Real Madrid se deteriorar por conta do torneio nos Estados Unidos.

O atacante brasileiro, que era uma espécie de reserva imediato de Kylian Mbappé na temporada passada, pode perder esse posto de primeira opção no banco para um garoto recém-promovido do Castilla.

O espanhol Gonzalo García aproveitou a brecha dada por Mbappé, que se recupera de uma gastroenterite, e estreou no Mundial (empate por 1 a 1 com o Al-Hilal) como titular, fazendo gol e até recebendo o prêmio de melhor jogador em campo.

Hoje, contra o Pachuca, a partir das 16h (de Brasília), em Charlotte, o jovem de 21 anos deve ganhar uma nova oportunidade e pode acirrar ainda mais essa disputa de espaço com Endrick.

Desejo de Xabi Alonso

Apesar de nem ser tão alto assim (1,82 m), García atende ao desejo do novo técnico do Real, Xabi Alonso, de ter no elenco um centroavante mais típico, que fique dentro da área adversária e seja bom no jogo aéreo.

No Bayer Leverkusen, o treinador espanhol trabalhava com jogadores dessa característica no comando de ataque. O nigeriano Victor Boniface e o tcheco Patrik Schick, ambos com mais de 1,90 m e muita força física, eram suas principais opções.

Tanto Mbappé quanto Endrick são camisas 9 de menor estatura e maior mobilidade. Nenhum deles gosta da ideia de ficar brigando por espaço com os zagueiros para se posicionar melhor em momentos de cruzamentos ou rebotes.

Já García fica mais à vontade nessa função. Na temporada 2024/25, ele marcou 25 gols pelo Castilla, time B do Real que disputa a terceira divisão espanhola. Além disso, foi a campo cinco vezes pela equipe principal.

Continua após a publicidade

A situação de Endrick

A primeira temporada de Endrick no gigante foi marcada por sua baixa minutagem em campo. Considerando apenas Liga dos Campeões da Europa e Campeonato Espanhol, ele foi aproveitado por apenas 487 minutos, o equivalente a cinco partidas e meia.

Foi só na Copa do Rei que o atacante brasileiro recebeu mais oportunidades? e justificou cada uma delas. O camisa 16 foi a campo em seis jogos, balançou as redes cinco vezes e terminou a competição como vice-artilheiro.

Endrick passou o ano inteiro lidando com especulações de que poderia ser emprestado a uma equipe menor para ganhar mais ritmo de jogo e assim evoluir mais rápido. Por enquanto, essa possibilidade tem sido negada por seu estafe e também pelo clube.

O novo Mundial

A primeira edição da versão turbinada do Mundial de Clubes começou no último dia 14 e vai até 15 de julho. Todos os jogos estão sendo disputados nos EUA, país que também receberá a Copa do Mundo-2026, mas aí com a companhia de Canadá e México na organização.

Continua após a publicidade

Dos 32 times participantes, todos campeões continentais ou com campanhas de destaque ao longo do ciclo entre 2021 e 2024, quatro são brasileiros: Palmeiras, Flamengo, Fluminense e Botafogo, justamente os últimos vencedores da Copa Libertadores da América.

O Fla já está classificado para as oitavas de final e com a primeira posição do seu grupo assegurada. Na terça-feira, só cumpre tabela contra o Los Angeles FC.

Todos os outros brasileiros colocarão seu futuro em jogo na última rodada da fase de grupos. Palmeiras e Botafogo já jogam amanhã, contra Inter Miami e Atlético de Madri, respectivamente. O Flu fecha sua participação na fase classificatória ante o Mamelodi Sundowns, na quarta.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.