Exército tira do Mundial dois jogadores do Ulsan, adversário do Fluminense
Ler resumo da notícia

Em busca da primeira vitória no Mundial de Clubes, o Fluminense encara nesta noite um Ulsan HD, a partir das 19h (de Brasília), em Nova Jersey, que não poderá escalar dois dos seus melhores jogadores.
O lateral esquerdo Hyung-taek Cho e o meia-atacante Dong-gyeong Lee, ambos da seleção sul-coreana, estão fora do torneio nos Estados Unidos apesar de não estarem machucados, suspensos ou afastados por conta de questões disciplinares.
A dupla não pôde ser relacionada para a nova competição da Fifa por conta das regras do serviço militar na Coreia do Sul, que é obrigatório para todos os homens adultos de até 28 anos.
Cho encerrou seus compromissos com o Exército na última terça-feira, já fora do período de inscrição para o Mundial, e até viajou aos EUA para treinar com seus companheiros. Lee ainda ficará a serviço das Forças Armadas por mais um tempinho, até outubro.
Classificação e jogos
Como funciona
Como a Coreia do Sul é um país que tecnicamente está em guerra (o conflito com a vizinha Coreia do Norte oficialmente não terminou, apenas foi paralisado por uma armistício assinado em 1953), suas regras militares são bastante rígidas.
E isso inclui a obrigatoriedade de que seus cidadãos do gênero masculino ingressem nas Forças Armadas para cumprir pelo menos 18 meses de serviço até o ano em que completam o 28º aniversário.
A regra se aplica até mesmo a astros globais de cidadania sul-coreana, como cantores de k-pop, atores de cinema e jogadores de futebol.
Para os atletas, até existe a chance de conseguir uma dispensa, mas ela depende da conquista de uma medalha olímpica ou do ouro nos Jogos Asiáticos -a estrela Heung-min Son, do Tottenham, escapou de interromper a carreira na Europa por ter vencido a competição continental de 2018 com a seleção.
Time do Exército
Diferente dos cidadãos comuns, os jogadores de futebol que vão para o Exército não passam o período de um ano e meio inteiro recebendo treinamento militar e sendo tratados como soldados.
Eles até aprendem o básico nas Forças Armadas, como municiar armas e sobreviver em condições adversas. Mas, depois dessa curta fase inicial, são cedidos para o Gimcheon Sangmu, o time oficial do Exército.
Com elenco formado quase que exclusivamente por jogadores vinculados a outros clubes, mas que são cedidos gratuitamente durante o serviço militar, a equipe disputa a primeira divisão da Coreia do Sul e ocupa a terceira posição do campeonato nacional nesta temporada. Está, inclusive, à frente do Ulsan HD, que é quarto.
O novo Mundial
A primeira edição da versão turbinada do Mundial de Clubes começou há exatamente uma semana e vai até o dia 15 de julho. Todos os jogos estão sendo disputados nos EUA, país que também receberá a Copa do Mundo-2026, mas aí com a companhia de Canadá e México na organização.
Dos 32 times participantes, todos campeões continentais ou com campanhas de destaque ao longo do ciclo entre 2021 e 2024, quatro são brasileiros: Palmeiras, Flamengo, Fluminense e Botafogo, justamente os últimos vencedores da Copa Libertadores da América.
O jogo de hoje do Flu fecha a participação verde e amarela na segunda rodada da fase de grupos.
Palmeiras e Botafogo voltam a jogar na próxima segunda-feira, contra Inter Miami e Atlético de Madri, respectivamente. O Flamengo, por sua vez, encerra sua participação na etapa classificatória ante o Los Angeles FC, na terça.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.