'Freguês' de brasileiros, mas tormento para Abel: o que esperar do Al-Ahly?
Ler resumo da notícia

O Palmeiras enfrenta na segunda rodada do Mundial de Clubes da Fifa um adversário mais que acostumado a cruzar com times brasileiros. E que quase sempre sai derrotado desses confrontos.
Mas, apesar de ser um tradicional freguês do futebol pentacampeão mundial, o Al Ahly já deu uma bela dor de cabeça para Abel Ferreira e seus comandados.
Na disputa pelo terceiro lugar do antigo Mundial de 2020 (hoje rebatizado como Copa Intercontinental), os egípcios conseguiram segurar um empate sem gols com o Palmeiras e levaram a melhor na disputa de pênaltis.
O tropeço fez com que a equipe alviverde tivesse o pior resultado da história de um clube brasileiro em qualquer torneio global interclubes já organizado pela Fifa (terminou na quarta colocação)
Classificação e jogos
Só que essa também foi a única vez em que o Al Ahly conseguiu sair de campo contra um brasileiro sem ser derrotado. Em todos os outros cinco confrontos oficiais, todos válidos pelo mesmo torneio, os compatriotas de Pelé, Garrincha, Romário, Ronaldo e Ronaldinho Gaúcho levaram a melhor.
O time do Egito já perdeu para Fluminense, Flamengo, Corinthians, Internacional e Palmeiras (sim, houve uma revanche alviverde na semifinal da edição seguinte do Mundial, com placar de 2 a 0 para os paulistas).
O motivo de tantos confrontos entre Al Ahly e equipes brasileiras está diretamente relacionado ao fato de o clube do Cairo ser o todo poderoso do futebol africano.
Só neste século, ele já venceu dez edições da Liga dos Campeões da CAF. E nove desses triunfos lhe valeram renderam para disputar alguma competição intercontinental, em que várias vezes há também algum representante verde e amarelo no meio do seu caminho.
Jogo de 2025
O terceiro confronto oficial entre Palmeiras e Al Ahly, a partir das 13h (de Brasília) de hoje, em Nova Jersey, vale a liderança provisória do Grupo A do Mundial.
As duas equipes estrearam no novo torneio da Fifa exatamente da mesma forma, com um empate sem gols. A diferença é que os egípcios ficaram no 0 a 0 com o Inter Miami, enquanto os brasileiros tiveram placar zerado contra o Porto.
O confronto da primeira rodada também tirou de ação o artilheiro do Al Ahly na temporada. O meia Emam Ashour, autor de 19 gols em 2024/25, fraturou a clavícula contra o time de Lionel Messi, precisou passar por uma cirurgia e só voltará aos gramados após o fim da competição nos Estados Unidos.
O novo Mundial
A primeira edição da versão turbinada do Mundial de Clubes começou no último sábado e vai até o dia 15 de julho. Todos os jogos estão sendo disputados nos EUA, país que também receberá a Copa do Mundo-2026, mas aí com a companhia de Canadá e México na organização.
Dos 32 times participantes, todos campeões continentais ou com campanhas de destaque ao longo do ciclo entre 2021 e 2024, quatro são brasileiros: Palmeiras, Flamengo, Fluminense e Botafogo, justamente os últimos vencedores da Copa Libertadores da América.
Além do Palmeiras, o Botafogo também vai a campo já no primeiro dia da segunda rodada: enfrenta o PSG a partir das 22h (de Brasília). Amanhã, o Flamengo mede forças com o Chelsea. E o Fluminense encara o Ulsan HD, no sábado.
Al Ahly x Brasil
18/12/2023 - Al Ahly 0 x 2 Fluminense
11/02/2023 - Al Ahly 2 x 4 Flamengo
08/02/2022 - Al Ahly 0 x 2 Palmeiras
11/02/2021 - Al Ahly 0 (3) x (2) 0 Palmeiras
12/12/2012 - Al Ahly 0 x 1 Corinthians
13/12/2006 - Al Ahly 1 x 2 Internacional
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.