Por que Crespo classificou, mas não continuou no Al Ain para o Mundial?
Ler resumo da notícia

Anunciado na última segunda-feira como novo técnico do São Paulo, o argentino Hernán Crespo certamente vai encontrar um tempo na sua agenda para assistir à estreia do Al Ain no Mundial de Clube, contra a Juventus, a partir das 22h (de Brasília), na capital dos Estados Unidos.
Afinal, a equipe dos Emirados Árabes só estará em Washington enfrentando um dos gigantes do futebol europeu por "culpa" do ex-centroavante de Lazio, Inter de Milão, Milan e Chelsea.
Foi Crespo quem comandou o Al Ain na campanha vitoriosa na Liga dos Campeões da Ásia de 2023/24, finalizada com uma goleada por 5 a 1 sobre o Yokohama Marinos. O segundo título continental do clube também lhe valeu o passaporte para disputar a edição inaugural do torneio da Fifa.
Por que não ficou para o Mundial?
Após o título conquistado em maio e a classificação para o Mundial, Crespo durou apenas mais cinco meses nos Emirados.
Classificação e jogos
O moral obtido com o troféu continental não resistiu a um desastroso início de defesa de título. Nas quatro primeiras rodadas da fase de liga da atual temporada da Champions asiática, o Al Ain somou apenas um ponto.
A demissão de Crespo foi selada após uma goleada por 5 a 1 aplicada pelo Al-Nassr, de Cristiano Ronaldo, no dia 5 de novembro, justamente pela competição continental. Considerando todos os torneios, aquela foi a quinta derrota em seis jogos da equipe árabe, ou seja, a gota d'água para o treinador.
A vaga do agora técnico do São Paulo foi inicialmente ocupada por Leonardo Jardim, hoje no Cruzeiro. Mas o português também não tirou o Al Ain do buraco no torneio asiático e durou só três meses no cargo.
No Mundial, quem estará no banco de reservas do time dos Emirados é o sérvio Vladimir Ivic, que já dirigiu o Watford (Inglaterra) e está à frente do projeto desde o começo de fevereiro.
Como foi a passagem de Crespo?
No total, Crespo passou um ano à frente do Al Ain. Foram 48 partidas oficiais disputadas entre novembro de 2023 e novembro de 2024, com 24 vitórias, seis empates e 18 derrotas.
O título de Champions foi o único conquistado pelo argentino nos Emirados. No único campeonato nacional encerrado durante sua passagem, o argentino terminou na terceira posição, com 22 pontos a menos que o campeão, Al Wasl.
A nova aventura de Crespo pelo São Paulo será a segunda. O substituto de Luis Zubeldía esteve no Morumbi por pouco menos de oito meses em 2021 e faturou um Campeonato Paulista, o último da equipe tricolor.
O novo Mundial
A primeira edição da versão turbinada do Mundial de Clubes começou no último sábado e vai até o dia 15 de julho. Todos os jogos estão sendo disputados nos EUA, país que também receberá a Copa do Mundo-2026, mas aí com a companhia de Canadá e México na organização.
Dos 32 times participantes, todos campeões continentais ou com campanhas de destaque ao longo do ciclo entre 2021 e 2024, quatro são brasileiros: Palmeiras, Flamengo, Fluminense e Botafogo, justamente os últimos vencedores da Copa Libertadores da América.
Na segunda rodada, o Palmeiras será o primeiro a jogar, contra o Al-Ahly, amanhã, às 13h (de Brasília). O Botafogo também vai a campo nesta quinta-feira e terá o atual campeão europeu, Paris Saint-Germain, pela frente. Na sexta, o Flamengo mede forças com o Chelsea. E o Fluminense encara o Ulsan HD, no sábado.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.