Rafael Reis

Rafael Reis

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Artilheiro de rival do Fla ficou anos longe do futebol por consumir cocaína

Principal ameaça à defesa do Flamengo na estreia do novo Mundial de Clubes da Fifa, contra o Espérance, hoje, a partir das 22h (de Brasília), na Filadélfia, Youcef Belaili perdeu dois anos de carreira nos gramados por conta de uma suspensão de doping por consumo de cocaína.

O atacante argelino, que já soma 18 gols em 34 partidas em 2024/25 e é o artilheiro do seu time na temporada, ficou proibido de jogar futebol profissionalmente entre outubro de 2015 e setembro de 2017.

E a pena ainda ficou "barata" para ele. Originalmente, a CAF (Confederação Africana de Futebol) havia suspendido o jogador por quatro anos inteiros. Foi a CAS (Corte Arbitral do Esporte), última instância da Justiça Desportiva, quem cortou a sanção pela metade, alegando que Belaili consumira a substância proibida de forma involuntária.

O tribunal comprou a versão de que o então jovem de 23 anos parou de fumar o narguilé que compartilhava com amigos quando foi avisado por eles de que o aparelho não continha apenas tabaco, mas também cocaína.

A redução na suspensão foi essencial para que o atacante, visto como uma das maiores promessas da Argélia na época, conseguisse recuperar rapidamente sua carreira e se firmar como um jogador de alto nível no cenário africano.

Assim que terminou de cumprir a sanção, Belaili teve sua primeira oportunidade na Europa ao assinar com o Angers, da França. No país de Michel Platini, Zinédine Zidane e Kylian Mbappé, ele também defendeu Brest e Ajaccio. Al Ahli e Qatar SC são outros times conhecidos por onde o atacante passou.

O atual camisa 11 do Espérance ainda não jogou Copa do Mundo, mas esteve nas últimas três edições da Copa Africana de Nações e até foi campeão (como titular) em 2019. No total, ele tem 57 partidas disputadas pela seleção da Argélia e dez gols.

Vai e volta

Esta é a terceira passagem de Belaili pelo Espérance, o clube que ele mais defendeu em sua trajetória nos gramados.

Continua após a publicidade

A primeira vez que o atacante jogou pelo time tunisiano foi entre 2012 e 2014, ou seja, antes mesmo do caso positivo de doping. Ele retornou a Túnis no começo de 2018 e ficou por lá durante um ano e meio.

A atual passagem do argelino pelo adversário do Flamengo começou em julho passado. Ele foi contratado do MC Alger pelo equivalente a 680 mil euros (R$ 4,4 milhões) e tem justificado o investimento.

No time do técnico Maher Kanzari, Belaili é quem costuma fazer o lado esquerdo do ataque. A ponta direita pertence ao brasileiro Yan Sasse (ex-Vasco, América-MG e Coritiba). Já o posto de centroavante normalmente é ocupado por Achref Jabri -o brasileiro Rodrigo Rodrigues (ex-Juventude e Atlético-GO) é o plano B.

O novo Mundial

A primeira edição da versão turbinada do Mundial de Clubes começou no último sábado e vai até o dia 15 de julho. Todos os jogos serão disputados nos EUA, país que também receberá a Copa do Mundo-2026, mas aí com a companhia de Canadá e México na organização.

Dos 32 times participantes, todos campeões continentais ou com campanhas de destaque ao longo do ciclo entre 2021 e 2024, quatro são brasileiros: Palmeiras, Flamengo, Fluminense e Botafogo, justamente os últimos vencedores da Copa Libertadores da América.

Continua após a publicidade

Palmeiras e Botafogo estrearam ontem. E o Fluminense completa a participação verde e amarela na primeira rodada frente o Borussia Dortmund, amanhã, no MetLife Stadium, em Nova Jersey.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.