Rafael Reis

Rafael Reis

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Como Paraguai 'made in Brazil' virou favorito para jogar Copa após 16 anos

Em sua primeira partida como técnico da seleção dentro do território brasileiro, Carlo Ancelotti terá como adversária uma seleção que não se sentirá tão longe de casa assim em São Paulo.

Afinal, o Paraguai, que medirá forças com Vinícius Júnior, Raphinha, Casemiro e cia. a partir das 21h45 (de Brasília), pela antepenúltima rodada das eliminatórias sul-americanas da Copa do Mundo-2026, é quase um time do Brasil.

Nada menos que sete dos jogadores convocados pelo técnico Gustavo Alfaro atuam no futebol pentacampeão mundial: Gustavo Gómez (Palmeiras), Júnior Alonso (Atlético-MG), Damián Bobadilla (São Paulo), Mathías Villasanti (Grêmio), Rubén Lezcano (Fluminense), Ángel Romero (Corinthians) e Isidro Pitta (Red Bull Bragantino).

Outros três, o goleiro Gatito Fernández (ex-Botafogo), o zagueiro Fabián Balbuena (ex-Corinthians) e o meia Matías Galarza (ex-Vasco), também já passaram por clubes brasileiros.

E o Paraguai tem até um jogador que nasceu no Brasil: o goleiro Carlos Coronel, do New York Red Bulls, que é do Mato Grosso do Sul e escolheu em 2023 defender o país da sua família materna.

Copa após 16 anos

É com essa seleção quase brasileira que os paraguaios estão próximos a retornar para uma Copa 16 anos depois da sua última participação —caíram nas quartas de final e fizeram a melhor campanha da história na África do Sul-2010.

Na terceira colocação das eliminatórias, com 24 pontos, a equipe guaraní pode até mesmo confirmar sua presença no Mundial já no jogo desta noite.

Caso derrote o Brasil dentro da casa do Corinthians, o Paraguai só não conquistará a vaga antecipada se a Venezuela, hoje no sétimo lugar e com seis pontos a menos que o Paraguai, também conseguir uma vitória como visitante, frente ao Uruguai.

Continua após a publicidade

Brasil também pode se classificar

A última rodada da Data Fifa de junho não vale classificação apenas para o Paraguai, mas também para o seu adversário.

Para conquistarem já a vaga direta para o Mundial, os comandados de Carlo Ancelotti precisam necessariamente sair de campo com os três pontos no confronto de hoje. Mas isso só se a Venezuela já tiver "feito sua parte" mais cedo.

É que para o Brasil poder selar sua vaga já nesta rodada, os venezuelanos terão de perder para o Uruguai. Em caso de empate ou vitória, a corrida canarinho para ir à Copa se estenderá para setembro, quando enfrenta Chile e Bolívia.

Quem já está na Copa?

Faltando um ano e um dia para seu pontapé inicial, a Copa-2026 já tem dez seleções participantes definidas.

Continua após a publicidade

Canadá, Estados Unidos e México foram os primeiros times classificados, já que entrarão no torneio como países organizadores. Argentina, Irã, Japão, Nova Zelândia, Coreia do Sul e os estreantes Jordânia e Uzbequistão conquistaram a vaga dentro de campo, nas eliminatórias dos seus respectivos continentes.

O próximo Mundial será o primeiro da história com a participação de 48 países (eram 32, até o Qatar-2022). Ele será disputado entre os dias 11 de junho e 19 de julho do ano que vem em 16 estádios diferentes.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.