Rafael Reis

Rafael Reis

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Sueco supera astros e é o artilheiro da temporada; Raphinha entra no top 10

Em 2024/25, ninguém no futebol europeu balançou mais as redes alheias do que Viktor Gyökeres.

O centroavante sueco teve uma temporada mágica: foi campeão português, venceu a Taça de Portugal e, ainda por cima, fez 54 gols pelo Sporting, uma marca inédita em sua carreira como profissional.

Só na primeira divisão lusa, o camisa 9 nórdico marcou 39 vezes, um número que não era atingido por nenhum jogador desde os 42 tentos do brasileiro Jardel, pelo mesmo Sporting, lá em 2001/02.

O sucesso do centroavante não tem passado batido pelos gigantes da Europa. A expectativa é que Gyökeres seja um dos nomes mais disputados da próxima janela de transferências -Arsenal e Liverpool são, neste momento, os favoritos para contratá-lo.

O sueco foi o único a conseguir romper a barreira dos 50 gols no futebol de clubes nesta temporada. O francês Kylian Mbappé (Real Madrid) e o inglês Harry Kane (Bayern de Munique), astros muito mais importantes no cenário internacional que o novo artilheiro da Europa, foram os que mais se aproximaram, com 42 bolas nas redes, cada.

Curiosamente, esse dois jogadores que agora dividem pódio com Gyökeres dividiram a artilharia do Velho Continente na temporada anterior. Na época, cada um deles havia anotado 44 tentos.

O único brasileiro no top 10 dos grandes goleadores de 2024/25 é Raphinha. Artilheiro da Liga dos Campeões, o meia-atacante do Barcelona fez 34 gols e divide a sexta colocação do ranking com Serhou Guirassy (Borussia Dortmund) e Mohamed Salah (Liverpool).

O levantamento leva em consideração os jogadores que atuam na primeira divisão das 19 principais ligas nacionais da Europa, de acordo com os coeficientes da Uefa (Inglaterra, Itália, Espanha, Alemanha, França, Holanda, Portugal, Bélgica, República Tcheca, Turquia, Noruega, Grécia, Áustria, Escócia, Polônia, Dinamarca, Suíça, Israel e Chipre), além da Rússia, que está suspensa da entidade por conta da guerra contra os ucranianos.

Melhores da temporada

O "Blog do Rafael Reis" publica desde a semana passada e até a próxima sexta-feira reportagens, rankings e análises mostrando o que de melhor aconteceu no futebol europeu ao longo de 2024/25.

Continua após a publicidade

A temporada tradicional de clubes tem uma espécie de ponto final no dia 31 de maio, com a decisão da Liga dos Campeões, entre Inter e PSG, na Allianz Arena, em Munique (ALE).

Após a final da Champions, será a vez da novidade do ano: a edição inaugural do Super Mundial de Clubes, que será disputada por 32 equipes de todos os continentes, entre os dias 14 de junho e 13 de julho, nos Estados Unidos.

Artilheiros da temporada 2024/25

1 - Viktor Gyökeres (POR, Sporting): 54 gols
2 - Kylian Mbappé (FRA, Real Madrid): 42 gols
Robert Lewandowski (POL, Barcelona): 42 gols
4 - Harry Kane (ING, Bayern de Munique): 38 gols
5 - Vitor Osimhen (NIG, Galatasaray): 36 gols
6 - Mohamed Salah (EGI, Liverpool): 34 gols
Raphinha (BRA, Barcelona): 34 gols
Serhou Guirassy (GUI, Borussia Dortmund): 34 gols
9 - Ousmane Dembélé (FRA, Paris Saint-Germain): 33 gols
10 - Efthymios Koulouris (GRE, Pogon Szczecin): 31 gols
Erling Haaland (NOR, Manchester City): 31 gols
Sem Steijn (HOL, Twente): 31 gols

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.