Rafael Reis

Rafael Reis

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

59 gols: Nenhum brasileiro criou mais que Raphinha na temporada; veja lista

Ao longo da temporada 2024/25, 59 dos gols marcados pelo Barcelona, campeão espanhol e da Copa do Rei, contaram com participação direta de Raphinha.

O camisa 11 balançou as redes adversárias em 34 oportunidades e distribuiu mais 25 passes que seus companheiros trataram de converter em mudança de placar.

Principal artilheiro e também o maior garçom brasileiro no futebol europeu nos últimos dez meses, Raphinha foi ainda, evidentemente, o jogador do país pentacampeão mundial que mais produziu gols na temporada.

O goleador da Liga dos Campeões criou nada menos que 22 gols a mais que o segundo colocado nesse ranking, o atacante Igor Paixão, do holandês Feyenoord, que marcou 18 vezes e deu 19 assistências no período.

Eleito o melhor jogador do mundo pelo colégio eleitoral da Fifa na temporada passada, Vinícius Jr. fecha o pódio, com 36 gols (20 feitos por ele mesmo e 16 nascidos dos seus passes).

O top 10 dos brasileiros que mais geraram gols na temporada europeia tem apenas mais dois nomes que vivem a expectativa de estar na primeira convocação de Carlo Ancelotti para a seleção.

Matheus Cunha, do Wolverhampton, aparece na sexta posição, com participação decisiva em 23 gols. Já Rodrygo, companheiro de Vini no Real, aparece em nono, com um gol a menos.

O levantamento leva em consideração os jogadores que atuam na primeira divisão das 19 principais ligas nacionais da Europa, de acordo com os coeficientes da Uefa (Inglaterra, Itália, Espanha, Alemanha, França, Holanda, Portugal, Bélgica, República Tcheca, Turquia, Noruega, Grécia, Áustria, Escócia, Polônia, Dinamarca, Suíça, Israel e Chipre), além da Rússia, que está suspensa da entidade por conta da guerra contra os ucranianos.

Melhores da temporada

O "Blog do Rafael Reis" publica desde a última segunda-feira e até sexta da próxima semana reportagens, rankings e análises mostrando o que de melhor aconteceu no futebol europeu ao longo de 2024/25.

Continua após a publicidade

A temporada tradicional de clubes tem uma espécie de ponto final no dia 31 de maio, com a decisão da Liga dos Campeões, entre Inter e PSG, no Allianz Parque, em Munique (ALE).

Após a decisão da Champions, será a vez da novidade do ano: a edição inaugural do Super Mundial de Clubes, que será disputada por 32 equipes de todos os continentes, entre os dias 14 de junho e 13 de julho, nos Estados Unidos.

Brasileiros que mais criaram gols na temporada

1 - Raphinha (Barcelona-ESP): 59 (34 gols + 25 assistências)
2 - Igor Paixão (Feyenoord-HOL): 37 (18+19)
3 - Vinícius Júnior (Real Madrid-ESP): 36 (20+16)
4 - Rômulo (Göztepe-TUR): 27 (17+10)
5 - Jairo (Pafos-CHP): 24 (14+10)
6- Ewerton (Banik Ostrava-TCH): 23 (16+7)
Matheus Cunha (Wolverhampton-ING): 23 (17+6)
Rodrygo (Real Madrid-ESP): 23 (13+10)
9 - Anderson Silva (Pafos-CHP): 22 (17+5)
Clayton (Rio Ave-POR): 22 (18+4)

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.