Rafael Reis

Rafael Reis

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Ancelotti é o 6º técnico com mais títulos na história; conheça o top 10

Cinco Ligas dos Campeões da Europa, quatro Mundiais de Clubes, seis dos principais campeonatos nacionais dos planetas (Inglês, Espanhol, Italiano, Alemão e Francês), quatro copas nacionais e mais 12 títulos menores.

É difícil encontrar no futebol um treinador que esteja mais acostumado a levantar troféus que o novo comandante da seleção brasileira.

Para ser mais preciso, em toda a história da modalidade, somente cinco profissionais dos bancos de reservas ganharam mais que os 31 títulos obtidos por Carlo Ancelotti.

Atuando na área desde 1995, o italiano tem uma média superior a uma conquista por ano de carreira. Ele foi campeão pela primeira vez em 1999, na extinta Copa Intertoto, pela Juventus,e faturou sua taça mais recente em dezembro, quando venceu a Copa Intercontinental/Mundial de Clubes com o Real Madrid.

Quem ganhou mais que Ancelotti?

O técnico mais vitorioso do futebol mundial em todos os tempos é o escocês Sir Alex Ferguson, que conquistou 50 títulos ao longo da sua trajetória. Trinta e oito dessas taças foram levantadas durante os 27 anos em que esteve à frente do Manchester United, time que nunca mais foi campeão inglês desde que ele resolveu se aposentar, em 2013.

Quem mais se aproxima de Ferguson é Pep Guardiola. O catalão, que dirige o outro time grande de Manchester, o City, perdeu a chance de conquistar no sábado sua 41ª taça ao ser derrotado pelo Crystal Palace, na final da Copa da Inglaterra.

O romeno Mircea Lucescu, que passou muito tempo no comando do Shakhtar Donetsk e que hoje dirige a seleção do seu país, completa o pódio dos técnicos mais vencedores da história, com 38 títulos.

Jock Stein (36), da Escócia, Valeriy Lobanovskiy (33), ucraniano que viveu a maior parte da vida com seu país sendo parte da União Soviética, são os outros treinadores com mais troféus que Ancelotti.

Continua após a publicidade

Vaga na Copa já em junho

Ancelotti pode chegar à seleção já cumprindo o primeiro objetivo para o qual foi contratado: manter o Brasil como o único país participante de todas as edições de Copa do Mundo já realizadas.

Quarto colocado das eliminatórias da Conmebol, o time canarinho pode sair da próxima Data Fifa com vaga selada para o Mundial que será organizado em parceria por Canadá, Estados Unidos e México.

Só que para a conquista da classificação antecipada, não basta ao Brasil vencer Equador (5 de junho, em Guaiaquil) e Paraguai (10 de junho, na Neo Química Arena, casa do Corinthians). Será preciso também contar com resultados que lhe sejam favoráveis em jogos de outras seleções.

Por enquanto, a única seleção sul-americana já confirmada na Copa é a Argentina, atual campeã mundial e líder das eliminatórias. Irã, Japão, Nova Zelândia e os três países-sedes também estão classificados.

Técnicos mais vitoriosos da história

1 - Alex Ferguson (ESC, 1974-2013): 50 títulos
2 - Pep Guardiola (ESP, desde 2007): 40 títulos
3 - Mircea Lucescu (ROM, desde 1979): 38 títulos
4 - Jock Stein (ESC, 1960-1985): 36 títulos
5 - Valeriy Lobanovskiy (UCR, 1969-2001): 33 títulos
6 - Carlo Ancelotti (ITA, desde 1995): 31 títulos
7 - Luiz Felipe Scolari (BRA, desde 1982): 27 títulos
8 - José Mourinho (POR, desde 2000): 26 títulos
9 - Ottmar Hitzfeld (ALE, 1983-2014): 26 títulos
10 - Lula (BRA, 1952-1971): 21 títulos

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.