Rafael Reis

Rafael Reis

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Ex-São Paulo se inspira em Murillo, projeta Champions e sonha com seleção

Firmar-se na Premier League, virar um dos nomes mais badalados do futebol mais rico do mundo, chegar à seleção e entrar na lista de desejos de alguns dos times mais poderosos do planeta. A trajetória de Murillo tem servido de inspiração para seu companheiro brasileiro de zaga no Nottingham Forest.

Em entrevista ao "Blog do Rafael Reis", Morato admitiu que o sucesso do compatriota tem o ajudado a sonhar alto no clube que vive uma espécie de conto de fadas nesta temporada e tem boas chances de estar na próxima Liga dos Campeões da Europa.

"Ele [Murillo] é muito bom, fora da curva mesmo. A gente tem se ajudando bastante desde que cheguei aqui. É bom ver o moleque crescendo em um time como o nosso e conseguindo chegar à seleção. Acredito que esse é o caminho natural para eu seguir: primeiro, virar titular para depois ter uma chance na seleção", disse o defensor de 23 anos.

Formado nas categorias de base do São Paulo, Morato está em sua temporada de estreia na Premier League. Ele chegou à Europa em 2019 e passou cinco anos no Benfica até ser negociado com o Forest por 11 milhões de euros (R$ 73,3 milhões).

Apesar de normalmente não ser utilizado como titular na equipe inglesa, o zagueiro tem sido bastante aproveitado pelo técnico Nuno Espírito Santo e já soma 26 partidas na temporada. Por isso, acredita que está no caminho certo para alcançar, em um futuro não muito distante, status semelhante ao de Murillo, que já até estreou como titular da seleção.

"Como já estava na Europa e jogava a Liga dos Campeões, não tive tanto esse problema de adaptação ao futebol inglês. Claro que é um campeonato diferente do Português, com maior nível técnico e financeiro. Mas deu para se adaptar bem."

Classificação histórica

E Morato tem pelo menos mais dois motivos para crer que pode mesmo transformar em realidade seus principais sonhos profissionais que ainda não realizados.

O primeiro é a possível venda de Murilo para um gigante europeu na próxima janela de transferências, que poderia ajudar o ex-São Paulo a se firmar como titular do Forest.

Continua após a publicidade

Além disso, há a expectativa crescente da conquista de uma surpreendente e histórica classificação para a Champions, o que faria com que Morato atuasse nas duas maiores vitrines do futebol europeu (Premier League e o torneio continental) em 2025/26.

"Ah, não dava para imaginar uma temporada tão boa. As expectativas eram boas, mas o que está acontecendo é muito melhor do que a gente pensou. Brigar por vaga na Champions agora é nossa realidade. E todo mérito por isso é nosso."

Apesar da inesperada derrota em casa para o Everton no último fim de semana, o Forest continua firme na corrida para retornar ao principal torneio europeu depois de 44 anos ausente.

O time de Morato ocupa a terceira posição do Inglês, com 57 pontos, três a mais que o Chelsea, sexto, primeira equipe da Premier League fora da zona de classificação para a Champions.

Vale lembrar que, apesar da longa ausência no torneio interclubes mais badalado do mundo, o Forest é um bicampeão europeu, que entrou em um pesado processo de decadência depois dos títulos conquistados em 1978/79 e 1979/80.

A equipe passou a maior parte deste começo de século jogando a segunda divisão (19 temporadas) e chegou até a encarar até mesmo um rebaixamento para a League One, a "terceirona" da Inglaterra. Foi só em 2022/23 que conseguiu retornar à elite inglesa. E, agora, sonha dar o passo definitivo do seu renascimento.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.