Rafael Reis

Rafael Reis

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Raphinha busca ser 1º brasileiro artilheiro da Champions em 10 anos

Vivendo a melhor temporada da carreira e cada vez mais consolidado como um dos grandes nomes do primeiro escalão do futebol mundial, Raphinha busca agora um feito que nem Ronaldo Fenômeno, Ronaldinho Gaúcho e Vinícius Júnior conseguiram.

O meia-atacante do Barcelona, que recebe o Borussia Dortmund, hoje, no confronto de ida das quartas de final da Liga dos Campeões da Europa, pode ser o sétimo jogador do país pentacampeão mundial a conquistar a artilharia da competição interclubes mais importante do planeta.

O camisa 11 já é o segundo brasileiro com mais gols em uma única edição do torneio continental (11) e iniciou a rodada desta semana como goleador máximo desta temporada -Harry Kane, do Bayern de Munique, e Serhou Guirassy, adversário dos catalães nesta rodada, apareciam na sequência, com dez tentos cada.

Dez anos de jejum

A última vez que o Brasil terminou uma Liga dos Campeões no topo da tabela de artilheiros foi há dez temporadas. Em 2014/15, Neymar marcou dez vezes na campanha de título do Barcelona e terminou empatado com Lionel Messi e Cristiano Ronaldo.

Antes do agora camisa 10 do Santos, José Altafini (conhecido como Mazzola na conquista da Copa do Mundo-1958), Romário, Jardel, Rivaldo e Kaká haviam sido goleadores do torneio disputado pelos melhores times da Europa (seja em formatos antigos ou na versão moderna, iniciada na década de 1990).

O único brasileiro a terminar mais de uma Champions como artilheiro foi Romário. Nos tempos em que defendia o PSV Eindhoven, ele dividiu o prêmio de 1989/90 com Jean-Pierre Papin (seis gols) e faturou o troféu sozinho três anos mais tarde (sete bolas nas redes).

Melhor temporada da carreira

Considerado um "patinho feio" do ataque do Barcelona até pouco tempo atrás, Raphinha deslanchou nesta temporada e já tem sido tratado até mesmo como candidato aos prêmios de melhor jogador do mundo.

Continua após a publicidade

Além de artilheiro da Champions, o brasileiro é também o quarto jogador com mais gols no Campeonato Espanhol -marcou 13 vezes, menos que Robert Lewandowski (seu companheiro de time), Kylian Mbappé (Real Madrid) e Ante Budimir (Osasuna).

Na soma de todas as competições disputadas pelo clube catalão, Raphinha já tem 27 gols marcados e 20 assistências dadas ao longo de 2024/25, marca que supera bem seus recordes pessoais anteriores: 18 bolas nas redes (2017/18) e 13 passes para companheiros marcarem (2023/24).

Seis campeões

Apenas dois dos oito times ainda na briga pelo título da Champions jamais venceram a competição. O máximo que Arsenal e Paris Saint-Germain conquistaram até hoje foi um vice-campeonato cada.

Até mesmo o Aston Villa, que não disputava o torneio há mais de 40 anos, desde o começo da década de 1980, já possui o troféu mais cobiçado do futebol mundial em sua galeria —ganhou a edição 1981/82.

O sucessor do Real Madrid no posto de melhor time do continente será conhecido em 31 de maio. Desta vez, o palco da decisão será a Allianz Arena, casa do Bayern de Munique, na Alemanha.

Continua após a publicidade

Artilheiros brasileiros na Champions

1962/63 - José Altafini, o Mazzola (Milan): 14 gols
1989/90 - Romário (PSV Eindhoven): 6 gols*
1992/93 - Romário (PSV Eindhoven): 7 gols
1999/00 - Jardel (Porto): 10 gols*
1999/00 - Rivaldo (Barcelona): 10 gols*
2006/07 - Kaká (Milan): 10 gols
2014/15 - Neymar (Barcelona): 10 gols*

*dividiram o posto com outros jogadores

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.