Um ano e 6 jogos para vaga: Europa dá início a eliminatórias 'vapt-vupt'
Ler resumo da notícia

Um dia depois de o Japão se transformar na primeira seleção a se classificar para a Copa do Mundo-2026 por meio das eliminatórias, a Europa inicia hoje seu processo de classificação para o torneio.
Apesar de ter o maior número de seleções participantes (54), as eliminatórias do Velho Continente serão as últimas a começar. E também serão consideravelmente mais curtas do que a das outras confederações relevantes no cenário internacional.
Enquanto Ásia, África e América do Sul estão realizando qualificatórios com dois anos de duração, o torneio da Uefa durará metade do tempo. Ele vai da Data Fifa de março de 2025 até a Data Fifa de março de 2026.
Por isso, algumas seleções europeias poderão se classificar para a Copa disputando apenas seis partidas. Como comparação, nas eliminatórias sul-americanas, cada time tem um calendário de 18 compromissos oficiais -e quem for para repescagem pode fazer mais dois jogos extras.
Por que tão curtas?
Só mesmo as equipes da Oceania, continente com número reduzido de países e relevância histórica mínima no futebol, podem se classificar jogando ainda menos que os times da Europa -dá para obter a vaga indo só cinco vezes a campo.
As eliminatórias da Uefa perderam espaço no calendário e passaram a ser disputadas nessa versão resumida ou "vapt-vupt" porque a entidade tem decidido priorizar a Liga das Nações.
O torneio, lançado em 2018 e atualmente na quarta edição, é mais interessante do ponto de vista comercial e para o público, já que aumenta o número de confrontos entre as seleções de primeiro porte, aquelas que despertam mais atenção.
Como exemplo, a França enfrentou Itália, Bélgica e Israel na fase de grupos da atual Liga das Nações. Já nas eliminatórias, não terá nenhum adversário mais forte que a Ucrânia e pode ter confrontos contra Gibraltar, Ilhas Faroé, Islândia e Azerbaijão.
Por conta da "Nations", a primeira rodada do qualificatório da Uefa para o Mundial-2026 já começa desfalcada. Os melhores times da Liga das Nações tiveram suas estreias adiadas justamente porque irão em mata-matas decisivos do torneio continental nesta Data Fifa.
Como funciona?
Com direito a 16 vagas na próxima Copa, a Europa dividiu suas 54 seleções em 12 grupos, alguns com quatro e outros com cinco times.
Após confrontos em turno e returno contra todos os adversários da chave, o vencedor de cada grupo estará automaticamente classificado para o Mundial.
As outras quatro vagas serão definidas em playoffs de repescagem, que reunirão os vice-campeões de cada chave das eliminatórias e mais os quatro melhores vencedores de grupos da Liga das Nações que já não estejam classificados para a Copa.
Um sorteio definirá o chaveamento desses confrontos eliminatórios em jogo único, que consistirão em uma semifinal e depois uma decisão valendo o passaporte para a América do Norte.
Duração das eliminatórias em cada continente
Ásia: 2 anos e 2 meses (outubro/23 a novembro/25)
África: 2 anos (novembro/23 a novembro/25)
América do Sul: 2 anos (setembro/23 a setembro/25)
Américas Central, do Norte e Caribe: 1 ano e 8 meses (março/24 a novembro/25)
Europa: 1 ano (março/25 a março/26)
Oceania: 6 meses (setembro/24 a março/25)
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.