Rafael Reis

Rafael Reis

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Faltam 4: Depay volta à seleção em busca de artilharia histórica da Holanda

Convocado para a seleção pela primeira vez desde que foi contratado pelo Corinthians, Memphis Depay retorna à Holanda nesta Data Fifa com uma missão individual: transformar-se no maior artilheiro da história da camisa laranja.

O atacante de 31 anos é o segundo colocado no ranking. Com 46 gols marcados, ele está a quatro bolas nas redes de alcançar o recorde de Robin van Persie, ex-Arsenal e Manchester United.

Memphis e Van Persie foram companheiros de ataque na Holanda que terminou a Copa-2014 na terceira colocação. Aquele foi o primeiro Mundial da carreira do hoje astro do Corinthians e o último do seu agora rival pela marca histórica.

Memphis laranja

Presente em listas da Holanda desde 2013, Memphis já deixou para trás (pelo menos na quantidade de gols) várias lendas da história do futebol laranja, como Marco van Basten (24), Johan Cruyff (33), Dennis Bergkamp (37) e Patrick Kluivert (40).

Ele também já ingressou no top 10 dos jogadores que mais defenderam a seleção em todos os tempos. Com 98 partidas disputadas, só está atrás dos nove atletas que cruzaram a barreira de uma centena de jogos -o recorde é de Wesley Sneijder, com 134 aparições.

O camisa 10 disputou duas Copas (2014 e 2022) e duas edições da Euro (2020 e 2022). Ele também dividiu com o inglês Harry Kane a artilharia das eliminatórias do Velho Continente para o Mundial do Qatar-2022. Na ocasião, cada um deles marcou 12 vezes.

Volta à seleção

Memphis estava afastado das convocações da Holanda desde o fim da última Euro, em julho do ano passado.

Continua após a publicidade

Seu retorno à seleção tem um gosto especial porque o técnico Ronald Koeman não é lá muito adepto de utilizar jogadores que estejam em mercados considerados alternativos, como é o caso do Brasil.

O atacante Steven Bergwijn, por exemplo, entrou para a lista de excluídos do comandante da Holanda quando trocou o Ajax pela Arábia Saudita, em setembro. O ex-zagueiro do Barcelona alegou que fecharia as portas da seleção para o jogador porque ele estaria priorizando o lado financeiro em detrimento ao esportivo.

Após convite feito pelo Corinthians, Koeman veio ao Brasil no mês passado para observar in loco a evolução técnica e física de Depay. Ele foi ao CT do time paulista e também assistiu à partida contra o Guarani, pelo Campeonato Paulista.

Liga das Nações

As partidas para as quais Memphis foi convocado são o duelo em ida e volta contra a Espanha, atual campeã europeia, válido pelas quartas de final da Liga das Nações.

O mata-mata começa amanhã, em Roterdã, e terá o segundo jogo já no domingo, em Valência.

Continua após a publicidade

Assim, Depay ainda terá quatro dias para se recuperar do compromisso europeu até a partida que irá decidir o campeão paulista, quinta, na Neo Química Arena.

Como venceu por 1 a 0 na casa do Palmeiras, o Corinthians precisa apenas de um empate para quebrar a sequência de títulos do arquirrival e se consagrar como o melhor time de São Paulo neste início de 2025.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.