Rafael Reis

Rafael Reis

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Com Champions na reta final, quem são os favoritos a melhor do mundo?

O encerramento das oitavas de final da Liga dos Campeões da Europa deu aquela afunilada na corrida pelos prêmios de melhor jogador do mundo na temporada 2024/25.

Com a definição dos oito times que continuam na briga pelo título interclubes mais importante do futebol mundial, é possível entender melhor quem são os verdadeiros candidatos a ganhar a "Bola de Ouro" e o "The Best" que estão por vir.

Como o calendário deste ano não prevê nenhuma competição de seleções tão importante assim, o mais provável é que a Champions acaba sendo o torneio mais relevante nas eleições de melhor do mundo -ainda não dá para prever qual a influência que o novo Super Mundial de Clubes terá na cabeça do colégio eleitoral.

O "Blog do Rafael Reis" mostra abaixo quem são, pelo menos até o momento, os principais candidatos a brigar pelos prêmios de craque número um do planeta nesta temporada.

RAPHINHA
Meia-atacante, 28 anos
Brasileiro, Barcelona (ESP)

Se a Champions deve ser decisiva na escolha do próximo melhor do mundo, o brasileiro precisa necessariamente ser o primeiro nome a ser considerado. Raphinha é o artilheiro isolado, com 11 gols, e ainda divide com outros três jogadores a liderança do ranking de assistências (cinco passes) do torneio. Além disso: foi o camisa 11 quem resolveu o primeiro mata-mata do Barcelona. Raphinha fez o gol da vitória catalã sobre o Benfica no confronto de ida das oitavas e marcou mais duas vezes no 3 a 1 da volta. Para completar: as principais inteligências artificias que medem o desempenho dos jogadores de futebol colocam o meia-atacante como craque da Champions até o momento.

LAMINE YAMAL
Atacante, 17 anos
Espanhol, Barcelona (ESP)

Imagem
Imagem: Alex Pantling - UEFA/UEFA via Getty Images

Caso o Barcelona seja campeão europeu nesta temporada, é bem possível que o principal adversário de Raphinha pelos prêmios individuais venha do seu próprio time. Lamine Yamal não tem números tão impressionantes quanto o do seu companheiro (12 gols e 17 assistências em 2024/25, contra 27 tentos e 19 passes decisivos do amigo e rival), mas encanta torcedores, jornalistas e adversários com jogadas mágicas raras de se ver em campo. O garoto espanhol tem ainda uma outra vantagem sobre o brasileiro: ele é considerado pela opinião pública um "jogador especial", daqueles que provavelmente será eleito o craque do planeta. Só resta saber se isso acontecerá já agora ou mais para frente.

Continua após a publicidade

VINÍCIUS JR.
Atacante, 24 anos
Brasileiro, Real Madrid (ESP)

Imagem
Imagem: REUTERS/Ibraheem Al Omari

Único nome dessa lista que já venceu um prêmio de melhor do mundo, o ganhador do último "The Best" quer agora faturar também a "Bola de Ouro" para lavar a alma da derrota para Rodri no ano passado. Embora tenha perdido um pênalti que quase custou a eliminação ao Real no clássico contra o Atlético de Madri, nesta semana, Vini tem tido atuações mais consistentes na Champions do que no Campeonato Espanhol, o que pode ajudá-lo bastante em uma nova eleição, já que o torneio continental desperta mais atenção do público que a liga nacional. Outro fator que pode turbinar a candidatura do brasileiro é o fato de ele já ser visto pelos eleitores como um "melhor do mundo", devido à vitória de 2024.

KYLIAN MBAPPÉ
Atacante, 26 anos
Francês, Real Madrid (ESP)

Imagem
Imagem: Chris Brunskill/Fantasista/Getty Images

Diferente da temporada passada, Vini desta vez não deve concentrar quase que a integridade dos votos de quem considera que algum jogador do Real deva ser o melhor do mundo. Afinal, agora ele tem Mbappé dividindo os holofotes com ele. E o francês tem mostrado duas armas para roubar o protagonismo do companheiro brasileiro. No confronto mais esperado da Champions até o momento, o duelo entre Real e Manchester City, no mata-mata de repescagem, foi ele quem brilhou e resolveu a parada -fez um gol na ida e aplicou um hat-trick (três tentos na mesma partida) na volta. Mbappé trocou o PSG por Madri para ficar mais perto do sonho de ser eleito melhor do mundo. E não irá sossegar enquanto não cumprir essa meta pessoal.

Continua após a publicidade

HARRY KANE
Atacante, 31 anos
Inglês, Bayern de Munique (ALE)

Imagem
Imagem: James Gill - Danehouse/Getty Images

Como o Bayern já abriu oito pontos de vantagem para o Bayer Leverkusen no Campeonato Alemão, o fim da "maldição Kane" parece ser uma mera questão de tempo. Agora, imagine que, na mesma temporada em que conquistou o primeiro título da carreira, o centroavante inglês fature também a Liga dos Campeões... e como protagonista. É uma narrativa linda, que pode captar muitos votos. Some-se a isso o fato de o camisa 9 bávaro ser também uma máquina de balançar as redes e ter uma média de quase um gol por partida em 2024/25: são 32 tentos em 36 jogos pelo Bayern.

OUSMANE DEMBÉLÉ
Atacante, 27 anos
Francês, Paris Saint-Germain (FRA)

Imagem
Imagem: Franco Arland - UEFA/UEFA via Getty Images

Até pouco tempo atrás, cogitar o nome de Dembélé como melhor do mundo parecia até um crime. Apesar de talentoso, o francês tinha uma baita fama de indolente e de errar a maior parte das decisões tomadas em campo. Mas o ano de 2025 chegou para derrubar todos esses estigmas. Sob o comando de Luis Enrique, o atacante se transformou em uma das armas mais letais do futebol mundial e só não marcou em três jogos desde a virada do ano. Foi Dembélé quem fez o gol salvador do PSG nas oitavas contra o Liverpool e empurrou a decisão para os pênaltis. Por tudo isso, caso os franceses faturem pela primeira vez a Champions, não será nenhum absurdo premiar também seu principal jogador.

Continua após a publicidade

MOHAMED SALAH
Atacante, 32 anos
Egípcio, Liverpool (ING)

Imagem
Imagem: REUTERS

Artilheiro e líder técnico do melhor time da Premier League, o egípcio sofreu um pesado abalo nos planos de ser consagrado com os mais desejados prêmios individuais por conta da eliminação do Liverpool nas oitavas da Liga dos Campeões. Com isso, Salah deixou de ser um dos principais favoritos para se transformar em azarão na corrida por esses troféus. Sua melhor chance de retornar ao páreo é ver um time sem um grande destaque individual ganhando a Champions (Arsenal, Aston Villa, Borussia Dortmund ou Inter de Milão). E aí, ainda será necessário que ninguém brilhe tanto assim no Super Mundial de Clubes, no meio do ano.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.