Dibu e tradição de campeão: como o Aston Villa virou sensação da Champions
Ler resumo da notícia

Cinco vitórias, um empate e duas derrotas na fase de liga, classificação para as oitavas de final sem necessidade de passar por uma repescagem e vaga já bem encaminhada para o grupo dos oito melhores times da Europa nesta temporada.
A campanha descrita acima não é a de nenhum time figurão que bate ponto temporada após temporada na Liga dos Campeões, mas sim de uma equipe que ficou 42 anos longe do principal torneio interclubes do mundo.
Pois a volta do Aston Villa à Champions tem sido em grande estilo. O clube inglês chegou a derrotar o poderoso Bayern de Munique na fase classificatória e praticamente selou sua ida às quartas ao aplicar 3 a 1 no Brugge, semana passada, na Bélgica.
Graças a esse resultado, nem mesmo uma derrota por um gol de diferença em casa será suficiente para lhe tirar a classificação. Caso o Brugge surpreenda e consiga vencer por dois tentos de vantagem, a decisão se estenderá para a prorrogação.
Classificação e jogos
O que o Villa tem?
Apesar de ter ficado afastado do primeiro escalão europeu por mais de quatro décadas, o Villa tem um elenco em que não falta experiência.
Seu goleiro e nome mais popular do grupo de jogadores é Dibu Martínez, o carismático e polêmico titular da meta da Argentina na conquista da última Copa do Mundo. Fazem companhia ao camisa 23 ex-jogadores de Real Madrid (Marco Asensio), Manchester United (Marcus Rashford) e Barcelona (Lucas Digne).
E há ainda uma série de nomes que já têm se destacado há anos na Premier League inglesa, o campeonato nacional de maior nível técnico do planeta, como os zagueiros Ezri Konsa e Tyrone Mings, o meia belga Youri Tielemans e o artilheiro Ollie Watkins, autor de 14 gols em 2024/25.
Campeão europeu, sim
Esta é apenas a terceira participação do Villa na Champions. No entanto, apesar do baixo número de presenças no torneio, o time inglês pode dizer orgulhosamente que é um campeão europeu (algo que Arsenal e Tottenham, por exemplo, ainda não conseguiram).
A equipe de Birmingham conquistou o título continental logo em sua primeira participação. Na temporada 1981/82, venceu os mata-matas contra Valur (Islândia), Dínamo Berlim (Alemanha Oriental), Dínamo de Kiev e Bayern de Munique até conquistar a taça.
Na temporada seguinte, o Villa retornou à então chamada Copa Europeia na condição de time a ser batido, mas não foi além das quartas de final -acabou derrotado pela Juventus com duas derrotas e placar agregado de 5 a 2.
E aí, a história do clube no torneio número um do Velho Continente entrou em um longo hiato, encerrado apenas com o quarto lugar na edição passada do Campeonato Inglês, que lhe valeu a vaga que já não fazia mais parte da sua realidade.
Nova Champions
Depois de uma fase classificatória sem grupos e com mais times (36) e jogos (oito para cada clube) do que estávamos acostumados, além de uma rodada extra de mata-matas, a repescagem, a Champions volta à "normalidade" na atual fase.
A partir das oitavas, o torneio interclubes número um da Europa passa a ter praticamente o mesmo regulamento que vigorava até a temporada passada. A única novidade é a possibilidade de confrontos entre equipes do mesmo país já nessa etapa, o que possibilita um Real Madrid x Atlético de Madri e um Bayern de Munique x Bayer Leverkusen.
O sucessor do Real no posto de melhor do continente será conhecido em 31 de maio. Desta vez, o palco da decisão será a Allianz Arena, casa do Bayern, na Alemanha.
Champions League - oitavas de final (jogos de volta)
Ontem - Barcelona 3 x 1 Benfica, em Barcelona-ESP (1 a 0, na ida)
Ontem - Inter de Milão 2 x 1 Feyenoord, em Milão-ITA (2 a 0, na ida)
Ontem - Liverpool 0 (1) x (4) 1 Paris Saint-Germain, em Liverpool-ING (1 a 0, na ida)
Ontem - Bayer Leverkusen 0 x 2 Bayern de Munique, em Leverkusen-ALE (0 a 3, na ida)
Hoje, às 14h45 - Lille x Borussia Dortmund, em Villeneuve-d'Ascq-FRA (1 a 1, na ida)
Hoje, às 17h - Aston Villa x Brugge, em Birmingham-ING (3 a 1, na ida)
Hoje, às 17h - Arsenal x PSV Eindhoven, em Londres-ING (7 a 1, na ida)
Hoje, às 17h - Atlético de Madri x Real Madrid, em Madri-ESP (1 a 2, na ida)
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.