Corinthians no desespero e Bahia zerado: Libertadores define últimas vagas
Ler resumo da notícia

Os últimos quatro classificados para a fase de grupos da Copa Libertadores da América-2025 serão conhecidos entre hoje e quinta-feira.
Os vencedores da rodada final dos mata-matas da etapa preliminar, marcada para esta semana, irão se unir aos 28 times que só estão à espera do sorteio da próxima segunda para conhecerem seus adversários na competição continental.
Seis equipes brasileiras já estão asseguradas na fase de grupos: Botafogo, Flamengo, Palmeiras, Fortaleza, Internacional e São Paulo. Bahia e Corinthians disputam a "pré-Libertadores" e descobrirão nos próximos dias se conseguirão engrossar a lista.
O "Blog do Rafael Reis" apresenta abaixo um breve raio-x de como estão esses mata-matas decisivos que completarão a lista de participantes da nova temporada da Libertadores.
Alianza Lima (PER) x Deportes Iquique (CHI)
Hoje, às 19h, em Lima
2 a 1, na ida
Precisando de apenas um empate em casa para ir à fase de grupos, o Alianza Lima tem sido a grande atração desta etapa preliminar da Libertadores. No mata-mata anterior, conseguiu a façanha de eliminar o poderoso Boca Juniors, com direito a uma vitória na disputa de pênaltis dentro de La Bombonera. Além disso, os peruanos contam com o artilheiro da competição: o quarentão argentino Hernán Barcos, ex-Palmeiras, Grêmio e Cruzeiro, que já marcou quatro vezes até o momento. Já o Iquique necessita de uma virada para entrar na fase principal da Libertadores pela terceira vez na história (jogou em 2013 e 2017).
Cerro Porteño (PAR) x Melgar (PER)
Amanhã, às 19h, em Assunção
1 a 0, na ida
Assim como o Alianza Lima, o Cerro também está com a classificação bem encaminhada graças à vitória fora de casa conquistada na semana passada. Os paraguaios só não estarão na fase de grupos caso sejam derrotados em seus domínios por pelo menos dois gols de diferença (se for por vantagem mínima, a decisão irá para os pênaltis). Força tradicional da Libertadores, o Cerro conta com alguns velhos conhecidos do torcedor brasileiro no elenco, como o goleiro Gatito Fernández (ex-Botafogo), o volante Robert Piris da Motta (ex-Flamengo) e o atacante Juan Iturbe (ex-Grêmio). O Melgar, por ouro lado, tem um elenco formado basicamente por jogadores peruanos mesclados com alguns argentinos de pouca fama.
Corinthians x Barcelona (EQU)
Amanhã, às 21h30, em São Paulo
0 a 3, na ida
Primeiro time brasileiro a ser eliminado na fase preliminar da Libertadores, o Corinthians precisará de um resultado de proporções históricas para não repetir o trauma do Tolima-2011. Por conta do enorme tropeço sofrido em Guayaquil, Memphis Depay, Yuri Alberto e cia. terão de vencer o Barcelona por pelo menos três gols para evitar a eliminação imediata e levar a decisão para os pênaltis. A vaga direta só será conquistada se a goleada por quatro ou mais tentos de vantagem. Mas a equipe brasileira chega embalada ao confronto decisivo por causa da vitória no clássico sobre o Santos, no último fim de semana, que vale a classificação para a final do Campeonato Paulista.
Bahia x Boston River (URU)
Quinta, às 21h30, em Salvador
0 a 0, na ida
Apesar de ter mandado nas ações no jogo de ida, o time de Rogério Ceni não conseguiu voltar do Uruguai com mais do que um empate na semana passada. Por isso, o Bahia precisa necessariamente de uma vitória (no tempo normal ou nos pênaltis) para retornar à fase principal do torneio continental depois de mais de 35 anos. Seu adversário também está longe de ser um habitué na Libertadores. Ele só chegou à primeira divisão do Uruguai em 2016 e disputou a principal competição interclubes da Conmebol em uma única oportunidade, sete anos mais tarde.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.