Rafael Reis

Rafael Reis

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

7 estrangeiros que seu time pode contratar mesmo com a janela fechada

A janela de transferências internacionais do futebol brasileiro terminou há pouco mais de uma semana, no último dia de fevereiro.

Mas isso não significa que Flamengo, Palmeiras, Corinthians, São Pualo e cia. terão necessariamente de esperar o meio de ano para melhorar seus elencos com reforços oriundos de outros países.

O regulamento de transferências da Fifa permite que jogadores que estejam livres de contratos profissionais com outros clubes possam ser contratados mesmo fora dos períodos de janela.

Ainda que as opções sejam limitadas aos desempregados, o "Blog do Rafael Reis" elenca abaixo sete estrangeiros que estão dentro dessa regra e podem ser contratados imediatamente pelas equipes brasileiras.

PAUL POGBA
Meia, 31 anos, francês

Afastado do futebol desde setembro de 2023, o campeão da Copa-2018 estará legalmente apto para voltar aos gramados a partir desta semana. Com o fim da suspensão por doping que interrompeu sua carreira, Pogba deve agora decidir onde tentará dar a volta por cima. Uma das opções do meio-campista francês é o Corinthians, que o procurou ainda no começo do ano e tentou convencê-lo a se juntar a Memphis Depay. Depois da contratação de Neymar, o Santos também passou a ser tratado como um possível destino do ex-Juventus e Manchester United.

MÁRIO RUI
Lateral esquerdo, 33 anos, português

Imagem
Imagem: Reprodução

Assim como Pogba, o lateral esquerdo também esteve no Mundial da Rússia, em 2018. Mário Rui fez história no Napoli, clube pelo qual foi campeão italiano e disputou mais de 220 partidas entre 2016 e o fim do ano passado. O português chegou a ser sondado pelo São Paulo na janela de transferências de agosto. Mas, na época, ainda não estava livre de contrato com o Napoli (só em dezembro chegou a um acordo com a diretoria para ter o vínculo rescindido antecipadamente) e dependia de um aval com o time italiano para ser liberado, o que não aconteceu.

Continua após a publicidade

RAÚL RUIDÍAZ
Atacante, 34 anos, peruano

Imagem
Imagem: Divulgação

O baixinho de 1,69 m até jogou no futebol brasileiro lá no começo da carreira. Entre o segundo semestre de 2012 e o começo de 2013, Ruidíaz teve uma passagem discreta pelo Coritiba. Foi só a partir de 2016, quando se mudou para o México, que ele passou a ser reconhecido internacionalmente como um atacante com faro apurado para balançar as redes. Primeiro, o peruano marcou 41 vezes pelo Morelia. Depois, transformou-se no maior artilheiro da história do Seattle Sounders (86 tentos). Apesar de ídolo, Ruidíaz não teve o contrato renovado pela equipe do estado de Washington para a atual temporada da MLS.

MARIANO DÍAZ
Atacante, 31 anos, dominicano

Imagem
Imagem: REUTERS/Juan Medina

Primeiro herdeiro da camisa 7 de Cristiano Ronaldo no Real Madrid, o dominicano jamais conseguiu justificar essa honraria e nem foi além de uma segunda ou terceira opção para o comando de ataque na capital espanhola. Mesmo com uma passagem longa pelo time mais poderoso do mundo no currículo, Mariano tem sofrido para obter uma recolocação profissional. Depois que deixou o Sevilla, em julho do ano passado, o atacante se ofereceu para jogar no Flamengo, só que o clube brasileiro nem sequer chegou a abrir negociações com ele. Será que outro time do país pentacampeão mundial pode ter um comportamento diferente?

Continua após a publicidade

YAIRO MORENO
Lateral esquerdo, 29 anos, colombiano

Imagem
Imagem: Reprodução/Instagram

Polivalente, Moreno pode fazer todas as funções do lado esquerdo do campo, de lateral a ponta, e até quebrar o galho como meia central. Graças também a essa capacidade de adaptação, foi bastante aproveitado pela seleção entre 2019 e 2022. Depois que foi embora do México e voltou a jogar no seu país de origem (passou por Independiente Medellín e Junior de Barranquilla nos dois últimos anos), o colombiano teve uma queda de desempenho e deixou de ser convocado. Em 2024, o Santos tentou contratá-lo. E, na última janela de transferências, houve rumores de que ele poderia assinar com o Internacional.

JASON DENAYER
Zagueiro, 29 anos, belga

Imagem
Imagem: Divulgação

Contratar um zagueiro formado pelo Manchester City e com passagens pela seleção belga seria uma experiência bem alternativa para um time brasileiro, não? Denayer não conseguiu espaço no seu clube origem e precisou rodar bastante para construir uma carreira na elite europeia. Após empréstimos para Celtic, Galatasaray e Sunderland, firmou-se no Lyon, onde viveu o melhor momento da sua carreira e jogou por quatro temporadas. Em 2022, foi seduzido pelo dinheiro da Arábia Saudita. Em janeiro, o defensor que disputou duas Euros pela Bélgica teve o contrato rescindido pelo Al-Fateh e ficou livre para negociar com quem bem quiser.

Continua após a publicidade

NICO GAITÁN
Meia-atacante, 37 anos, argentino

Imagem
Imagem: Divulgação

No começo do ano, o Sarmiento anunciou que Gaitán decidiu romper o contrato com o modesto clube argentino porque encerraria sua carreira como profissional. Só que dois meses já se passaram desde então, e o meia-atacante continua calado sobre uma possível aposentadoria. Por isso, se alguém tiver interesse na contratação do argentino, que foi companheiro de Lionel Messi na seleção e vestiu as cores de Benfica e Atlético de Madri, ainda é possível ter esperança e fazer uma tentativa. Quem sabe cola...

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.