Pré-convocado, M. Cunha já caminha para recorde de gols do Brasil no Inglês
Ler resumo da notícia

Um dos 52 pré-convocados da seleção para as partidas contra Colômbia e Argentina, neste mês, Matheus Cunha vive uma temporada mágica e tem tudo para quebrar já nas próximas semanas o recorde de maior artilheiro brasileiro em uma única edição da Premier League, o campeonato nacional de maior nível técnico do planeta.
Apesar de jogar em um time que luta contra o rebaixamento, o atacante do Wolverhampton já marcou 13 vezes nesta temporada do Campeonato Inglês e está a dois gols de igualar a marca histórica de Roberto Firmino (2017/18) e Gabriel Martinelli (2022/23).
Como ainda restam 11 rodadas para o fim da temporada (três delas serão perdidas em virtude de um cartão vermelho recebido no último fim de semana), o brasileiro só não se transformará no novo recordista caso tenha algum problema físico, enfrente nova sanção disciplinar ou sofra com uma queda expressiva de desempenho a partir de agora.
Afinal, nos últimos 11 jogos dos Wolves na Premier League, o camisa 10 meteu cinco bolas nas redes adversárias. Já nas 11 partidas anteriores, fez mais seis gols.
Classificação e jogos
Nova posição
A temporada com mais gols na carreira de Matheus Cunha coincide com uma mudança tática implantada pelo técnico Gary O'Neil e que teve prosseguimento nas mãos de Vitor Pereira (ex-Corinthians e Flamengo).
O brasileiro, que jogou como centroavante na maior parte da carreira, quase não é mais aproveitado nessa função. Na maioria das partidas, ele é escalado para atuar logo atrás do homem de referência do ataque, o norueguês Jorgen Strand Larsen.
Curiosamente, jogar mais distante da área aflorou o instinto artilheiro de um atacante que costumava conviver com críticas justamente por não fazer muitos gols (marcou só duas vezes em 37 jogos da temporada 2022/23, por exemplo).
Foi esse também um dos motivos que afastaram Matheus Cunha da seleção (tem 11 partidas disputadas e nenhum tento anotado). Nome habitual nas convocações pré-Copa do Mundo do Qatar-2022, ele foi chamado pela última vez em outubro de 2023.
'Time nas costas'
Destaque de uma equipe que ocupa a 17ª posição da Premier League, a última fora da zona de rebaixamento, o atacante brasileiro pode até dizer que está 'carregando nas costas' o Wolverhampton.
Matheus Cunha é o artilheiro do time e responde sozinho por 35% de todos os 37 gols dos Wolves no Inglês. Se considerarmos também as assistências dadas pelo camisa 10 (quatro), esse nível de participação chega a 46%.
Agora, o dado mais impressionante: o camisa 10 marcou em simplesmente todas as seis vitórias do time da camisa laranja na competição. Ou seja, seus gols têm um imenso valor na briga pela permanência na primeira divisão.
Dia de convocação
A lista de convocados da seleção para os compromissos deste mês das eliminatórias sul-americanas da Copa do Mundo-2026 será divulgada pelo técnico Dorival Júnior a partir das 11h (de Brasília) desta quinta-feira.
Neste mês, a equipe pentacampeã mundial enfrentará primeiro a Colômbia, em 20 de março, no Mané Garrincha, e depois terá pela frente o clássico contra a Argentina, cinco dias mais tarde, no Más Monumental, em Buenos Aires.
Faltando seis rodadas para o fim das eliminatórias, o Brasil ocupa a quinta colocação do torneio, com 17 pontos, e tem cinco pontos de vantagem para a Bolívia, sétima e primeira seleção fora da zona de classificação direta para a Copa.
Quem lidera o qualificatório é a Argentina, atual campeã mundial, que já soma 25 pontos. Uruguai (20), Equador (19) e Colômbia (19) também estão à frente da equipe canarinho.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.