Ex-Palmeiras, Barcos ressurge aos 40 e vira craque da 'pré-Libertadores'
Ler resumo da notícia

Hernán Barcos já tinha 28 anos quando ajudou o Palmeiras a ganhar a Copa do Brasil-2012, jogou no Grêmio até os 31 e se despediu do país pentacampeão mundial, no Cruzeiro, logo depois do seu 35º aniversário.
Agora com 40 anos e dez meses de idade e depois de passar até pelo futebol de Bangladesh, o "Pirata" voltou a dar as caras em grande estilo no cenário sul-americano.
O centroavante argentino tem sido o grande nome dos mata-matas preliminares da Copa Libertadores da América nesta temporada e já deixou o Alianza Lima com uma mão na vaga para a fase de grupos.
Artilharia e 'adiós' ao Boca
O veterano, que já anunciou que encerrará a carreira no fim deste ano, é o artilheiro da competição continental até o momento, com quatro gols em cinco partidas. E, mais que isso, balançou as redes em todos os três confrontos eliminatórios encarados pelo time peruano.
Classificação e jogos
Na primeira rodada da pré-Libertadores, Barcos marcou tanto no jogo de ida quanto na partida de volta frente ao Nacional do Paraguai.
Na sequência, fez o gol na Bombonera que levou o confronto com o Boca Juniors para a disputa de pênaltis e permitiu que o Alianza Lima protagonizasse a maior surpresa desta edição: a eliminação da histórica potência argentina.
O camisa 9 também já deixou sua marca nos 90 minutos iniciais do mata-mata contra o Deportes Iquique, que premiará o vencedor com a classificação para a etapa principal da Libertadores.
Na última terça-feira, foi o ex-Palmeiras, Grêmio e Cruzeiro quem abriu o caminho para a vitória peruana por 2 a 1 no Chile.
Graças a esse triunfo como visitante, o time de Barcos precisará apenas de um empate na próxima semana, em Lima, para disputar a fase de grupos pelo quarto ano consecutivo.
No Alianza Lima desde 2021, o argentino participou dessas três campanhas anteriores. No entanto, só conseguiu marcar duas vezes na soma de todas elas (foram 16 partidas disputadas, e, em 14 delas, passou em branco).
'Pré-Libertadores'
Iniciada há um mês, a 'pré-Libertadores' consiste em três rodadas de confrontos eliminatórios, sempre no formato de jogos de ida e volta, que definem os donos das quatro últimas vagas na fase de grupos do torneio continental.
No total, 19 clubes de todos os dez países filiados à Conmebol participam dessa etapa. Onze deles, no entanto, já foram eliminados nas duas primeiras séries de mata-matas, inclusive o poderoso Boca Juniors (ARG).
A fase principal da Libertadores está marcada para começar em 31 de março. Já a decisão será jogada em 29 de novembro, em sede ainda não anunciada -Brasília, Lima e Montevidéu são as candidaturas apresentadas à Conmebol.
Libertadores - 3ª fase preliminar (jogos de ida)
Terça - Deportes Iquique 1 x 2 Alianza Lima, em Iquique (CHI)
Ontem - Melgar 0 x 1 Cerro Porteño, em Arequipa (PER)
Ontem - Barcelona 3 x 0 Corinthians, em Guaiaquil (EQU)
Hoje, às 21h30 - Boston River x Bahia, em Montevidéu (URU)
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.