Rafael Reis

Rafael Reis

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Como Vini Jr. virou o rei dos mata-matas da Champions após 'era Messi/CR7'

Mata-mata da Liga dos Campeões da Europa com o Real Madrid em campo traz sempre uma certeza: independente de qual seja o resultado final e de que time conquiste a classificação, Vinícius Júnior não passará despercebido.

O atacante brasileiro, eleito o melhor jogador do mundo na eleição feita pela Fifa na temporada passada, virou o cara mais decisivo das retas finais da Champions após o encerramento da era de ouro de Lionel Messi/Cristiano Ronaldo.

O ex-Flamengo participou ativamente da construção do placar de simplesmente todos os mata-matas jogados pelo gigante espanhol no torneio continental desde a temporada 2021/22, a primeira de Messi após deixar o Barcelona e também a da reestreia de CR7 no Manchester United.

Já são 12 eliminatórias consecutivas com pelo menos um gol ou assistência do camisa 7.

Essa série inclui duas finais (e títulos) de Champions (Vini marcou contra o Liverpool, em 2022, e também sobre o Borussia Dortmund, no ano passado) e até a repescagem contra o Manchester City, válida pela atual temporada, que ainda está em andamento.

O brasileiro deu dois passes decisivos, um para Brahim Díaz e outro para Jude Bellingham, na vitória por 3 a 2 obtida na Inglaterra, semana passada. Graças às assistências de Vini, o Real tem a vantagem do empate para conquistar a classificação no confronto de hoje, no Santiago Bernabéu.

A última vez que o atacante fechou um mata-mata inteiro sem nenhuma colaboração decisiva foi nas semifinais da Champions 2020/21, em que os merengues foram eliminados pelo Chelsea pelo placar agregado de 3 a 1.

Número um

Nenhum outro dos atacantes que brigam com Vini pelo posto de grande nome do futebol mundial na atualidade tem um rendimento recente tão espetacular quanto o do brasileiro na hora da verdade da Liga dos Campeões.

Continua após a publicidade

Kylian Mbappé, agora seu companheiro no Real, não fez nada pelo Paris Saint-Germain na semifinal contra o Borussia Dortmund, na temporada passada. Haaland, a estrela maior do City, foi um peso morto no duelo contra o próprio Real, em abril de 2024.

Harry Kane, o goleador inglês do Bayern de Munique, despediu-se do Tottenham, em 2022/23, passando em branco contra o Milan. E Lautaro Martínez, que quase sempre brilha com a Inter de Milão, pouco fez para evitar a eliminação pelo Atlético de Madri há pouco menos de um ano.

Nova Champions

A criação de um mata-mata anterior às oitavas é uma das principais novidades da reformulação da Champions que entrou em vigor nesta temporada.

Esse playoff extra reúne as equipes que terminaram a fase de liga entre a nona e a 24ª colocação. Os oito primeiros colocados dessa etapa classificatória, encerrada no mês passado, foram direto para a fase seguinte, sem necessidade de uma repescagem, enquanto os 14 piores times deixaram a competição.

O sucessor do Real no posto de melhor time de futebol da Europa será conhecido em 31 de maio. Desta vez, o palco da decisão será a Allianz Arena, casa do Bayern de Munique, na Alemanha.

Continua após a publicidade

Champions League - repescagem (jogos de volta)

Ontem - Milan 1 x 1 Feyenoord, em Milão (ITA) (0 a 1, na ida)
Ontem - Atalanta 1 x 3 Brugge, em Bérgamo (ITA) (1 a 2, na ida)
Ontem - Benfica 3 x 3 Monaco, em Lisboa (POR) (1 a 0, na ida)
Ontem - Bayern de Munique 1 x 1 Celtic, em Munique (ALE) (2 a 1, na ida)
Hoje, às 14h45 - Borussia Dortmund x Sporting, em Dortmund (ALE) (3 a 0, na ida)
Amanhã, às 17h - Real Madrid x Manchester City, em Madri (ESP) (3 a 2, na ida)
Amanhã, às 17h - Paris Saint-Germain x Brest, em Paris (FRA) (3 a 0, na ida)
Amanhã, às 17h - PSV Eindhoven x Juventus, em Eindhoven (HOL) (1 a 2, na ida)

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.