Como Vini Jr. virou o rei dos mata-matas da Champions após 'era Messi/CR7'
Ler resumo da notícia

Mata-mata da Liga dos Campeões da Europa com o Real Madrid em campo traz sempre uma certeza: independente de qual seja o resultado final e de que time conquiste a classificação, Vinícius Júnior não passará despercebido.
O atacante brasileiro, eleito o melhor jogador do mundo na eleição feita pela Fifa na temporada passada, virou o cara mais decisivo das retas finais da Champions após o encerramento da era de ouro de Lionel Messi/Cristiano Ronaldo.
O ex-Flamengo participou ativamente da construção do placar de simplesmente todos os mata-matas jogados pelo gigante espanhol no torneio continental desde a temporada 2021/22, a primeira de Messi após deixar o Barcelona e também a da reestreia de CR7 no Manchester United.
Já são 12 eliminatórias consecutivas com pelo menos um gol ou assistência do camisa 7.
Classificação e jogos
Essa série inclui duas finais (e títulos) de Champions (Vini marcou contra o Liverpool, em 2022, e também sobre o Borussia Dortmund, no ano passado) e até a repescagem contra o Manchester City, válida pela atual temporada, que ainda está em andamento.
O brasileiro deu dois passes decisivos, um para Brahim Díaz e outro para Jude Bellingham, na vitória por 3 a 2 obtida na Inglaterra, semana passada. Graças às assistências de Vini, o Real tem a vantagem do empate para conquistar a classificação no confronto de hoje, no Santiago Bernabéu.
A última vez que o atacante fechou um mata-mata inteiro sem nenhuma colaboração decisiva foi nas semifinais da Champions 2020/21, em que os merengues foram eliminados pelo Chelsea pelo placar agregado de 3 a 1.
Número um
Nenhum outro dos atacantes que brigam com Vini pelo posto de grande nome do futebol mundial na atualidade tem um rendimento recente tão espetacular quanto o do brasileiro na hora da verdade da Liga dos Campeões.
Kylian Mbappé, agora seu companheiro no Real, não fez nada pelo Paris Saint-Germain na semifinal contra o Borussia Dortmund, na temporada passada. Haaland, a estrela maior do City, foi um peso morto no duelo contra o próprio Real, em abril de 2024.
Harry Kane, o goleador inglês do Bayern de Munique, despediu-se do Tottenham, em 2022/23, passando em branco contra o Milan. E Lautaro Martínez, que quase sempre brilha com a Inter de Milão, pouco fez para evitar a eliminação pelo Atlético de Madri há pouco menos de um ano.
Nova Champions
A criação de um mata-mata anterior às oitavas é uma das principais novidades da reformulação da Champions que entrou em vigor nesta temporada.
Esse playoff extra reúne as equipes que terminaram a fase de liga entre a nona e a 24ª colocação. Os oito primeiros colocados dessa etapa classificatória, encerrada no mês passado, foram direto para a fase seguinte, sem necessidade de uma repescagem, enquanto os 14 piores times deixaram a competição.
O sucessor do Real no posto de melhor time de futebol da Europa será conhecido em 31 de maio. Desta vez, o palco da decisão será a Allianz Arena, casa do Bayern de Munique, na Alemanha.
Champions League - repescagem (jogos de volta)
Ontem - Milan 1 x 1 Feyenoord, em Milão (ITA) (0 a 1, na ida)
Ontem - Atalanta 1 x 3 Brugge, em Bérgamo (ITA) (1 a 2, na ida)
Ontem - Benfica 3 x 3 Monaco, em Lisboa (POR) (1 a 0, na ida)
Ontem - Bayern de Munique 1 x 1 Celtic, em Munique (ALE) (2 a 1, na ida)
Hoje, às 14h45 - Borussia Dortmund x Sporting, em Dortmund (ALE) (3 a 0, na ida)
Amanhã, às 17h - Real Madrid x Manchester City, em Madri (ESP) (3 a 2, na ida)
Amanhã, às 17h - Paris Saint-Germain x Brest, em Paris (FRA) (3 a 0, na ida)
Amanhã, às 17h - PSV Eindhoven x Juventus, em Eindhoven (HOL) (1 a 2, na ida)
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.